A campanha “Compra Premiada” foi criada através de uma parceria entre a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e o Sindilojas Montenegro para movimentar o comércio local. Vai distribuir prêmios durante o ano todo para quem comprar nas lojas participantes e já realizou, inclusive, o primeiro sorteio. Nessa quinta-feira, 27, porém, um outro braço do projeto entrou em ação: a capacitação dos empresários participantes.
Através do apoio da Associação Comercial, Industrial e de Serviços (ACI) de Montenegro/Pareci Novo foi realizada a palestra “Impulsionar suas vendas: Realismo esperançoso”, que lotou a sala de capacitação da entidade. Quem conduziu o evento foi a professora da Unisc, Daniela Colussi, que é graduada em Comunicação Social, com pós em Marketing e mestrado em Estratégia Empresarial.
Por cerca de uma hora, a especialista trouxe reflexões que buscaram inspirar os lojistas. E talvez a principal mensagem da atividade tenha sido a importância de conhecer a realidade que cerca o ambiente empresarial. “Risco tu sempre tem, mas perigo tu só corre quando tu não faz uma análise de mercado”, destacou Daniela.
Com a classe C dominando 50% do mercado consumidor – reflexo de programas sociais e melhores salários – a professora salientou a necessidade de entender essas pessoas e o que elas estão buscando. Focou, também, no entendimento das mudanças nas relações de trabalho e nos hábitos das famílias, com tendências atuais como a de casais que moram separados; casais homoafetivos; e pessoas que têm menos filhos e mais animais de estimação, por exemplo. Todos fenômenos a serem observados na busca por oportunidades de negócio a serem abraçadas.