Como evitar que a viagem faça um furo no orçamento

Fernando de Noronha é um dos destinos mais caros do Brasil. Passagens aéreas ou de navio normalmente custam muito, o número de pousadas é bem limitado e o preço das diárias vai às alturas, um almoço por menos de R$ 30,00 por pessoa é uma missão quase impossível, pra cada passeio é preciso desembolsar uma baita grana. É facinho achar alguém que foi pra lá, achou incrível, mas gastou uma fortuna. Mas quem disse que viajar precisa acabar com as economias? É possível conhecer os destinos mais tops do mundo e manter a poupança intacta.

Conhecemos Noronha em 2015. Não foi nossa viagem mais barata, mas, com certeza, não foi a mais cara. Com planejamento, algumas dicas simples de como encarar uma viagem raiz e um pouquinho de sorte, aproveitamos tudo que a ilha tinha a oferecer. E, olha, é muita coisa incrível. Se ainda não conhece, vale totalmente a pena.

Mas, vamos ao que interessa. Dicas de como economizar e viver a viagem dos sonhos:

Garimpe as melhores passagens aéreas
Sim, passagens mais baratas existem. Só não são tão fáceis de encontrar. Uma maneira legal é utilizar sites e apps que reúnem passagens de diversas companhias aéreas. Além disso, se cadastrar para receber promoções especiais por e-mail pode ser uma ótima opção também. Foi assim que descobrimos grandes oportunidades.

Escolha hostels ou pousadas
Acredite, grandes experiências estão esperando em hostels ou pousadas familiares. Abrir mão de hotéis 5 estrelas é uma excelente forma de economizar e ainda ter vivências superespeciais. Pesquisando um pouco, e graças à ajuda de sites participativos como o TripAdvisor, é possível ainda selecionar a hospedagem ideal por localização.

Aposte em transporte público
Muitos lugares oferecem bons transportes públicos, que ajudam a passear gastando pouco. Metrô e ônibus normalmente levam a todos os bairros das cidades e ajudam a “sentir” mais o clima local.

Coma como um local
Restaurantes “turísticos” são os piores inimigos da economia em sua viagem. Procure comer nos lugares onde comem os locais, especialmente em seus horários de trabalho, para encontrar opções boas e baratas.

Se for de carro, escolha o camping
Muitas praias do litoral brasileiro, por exemplo, oferecem campings impecáveis. Banheiros amplos, cozinhas completamente equipadas (o que possibilita cozinhar ali mesmo, mais em conta do que procurar restaurantes), tomadas individuais e muito mais. Quer uma experiência barata e diferente? Separe a barraca e vai!

5 destinos incríveis e superbaratos pra você conhecer este ano
Chapada dos Veadeiros – GO

Um destino com uma vibe única, principalmente pelas belezas naturais. Para chegar lá de avião, basta ir até Brasília e de lá pegar um ônibus até Alto Paraíso de Goiás, onde fica a maioria dos hostels, campings e pousadas. Para visitar as lindas paisagens, cachoeiras e trilhas, tudo sai praticamente de graça.

FOTO: RICARDO PIPO/FLICKR

Belo Horizonte – MG
Belo Horizonte é um dos lugares com melhor custo/benefício do País, tornando-se um destino atrativo para mochileiros e viajantes econômicos.

FOTO: ADRIANO FERREIRA/FLICKR

Arraial do Cabo – RJ
É aquele destino barato que fica supercaro na virada do ano ou nas férias de julho. Então, programe-se para visitar em outras épocas do ano. O ideal é ir até o Rio de Janeiro e de lá pegar um ônibus até Arraial. A cidade é bem pequena e dá para fazer praticamente tudo a pé, o que facilita e economiza.

Alfredo Chaves – ES

Pertinho da capital Vitória, Alfredo Chaves é uma das mais charmosas cidades da Serra do Castelo. Situada entre o mar e as montanhas, é famosa por suas dezenas de cachoeiras, repletas de opções de esportes de aventura, incluindo algumas das melhores rampas de asa delta e voo livre do país. Uma das muitas belezas do Espírito Santo.

FOTO: JOVEMRURAL/FLICKR

Aracajú – SE
A capital do Sergipe está de fora das buscas e circuitos mais turísticos, e por isso muitas pessoas deixam passar batido essa cidade, mas talvez seja hora de considerá-la como seu próximo destino de férias. Com paisagens de tirar o fôlego, possui ilhas lindas, que só podem receber visitas durante a maré baixa. Experiência única.

Últimas Notícias

Destaques