Imunização de pequenos de 5 a 11 anos avança
Uma parceria do Governo do Estado e Município resultará na realização, no sábado, dia 19, em um esforço extra na campanha de vacinação contra a Covid-19 para crianças de 11 a 5 anos com a realização de um Dia D. A imunização das crianças teve início na região em 19 de janeiro. Nesse quase um mês, conforme dados do sistema do Estado, a cobertura vacinal do público de 5 a 11 anos em todo o Rio Grande do Sul é de 23,6%.
No entanto, o dado divulgado pelo Estado na terça-feira, 15, está defasado. O próprio governo estadual admite que algumas cidades apresentam baixa cobertura vacinal na verificação junto ao sistema por algum problema técnico no registro das doses aplicadas. “Situações desse tipo são verificadas pelo Estado junto aos municípios para corrigir o problema e fazer com que os dados do Estado possam refletir de uma melhor forma a realidade da campanha”, informa nota.
O dado divulgado pelo Estado aponta que Montenegro teria cobertura vacinal de crianças de 5 a 11 anos de 9,7%, com 578 integrantes desse grupo vacinado. No entanto, a Prefeitura afirma que, até o dia 14 de fevereiro, a secretaria municipal da Saúde (SMS) havia vacinado 1.101 crianças, número que corresponde a 18,4% do público alvo, estimado em 5.985. Em média, diz a SMS, são aplicadas de 90 a 100 vacinas pediátricas contra Covid-19 por dia.
De acordo com a enfermeira Nicole Ternes, chefe do setor de Imunizações da SMS, o ritmo é compatível com a estrutura necessária para a tarefa. “A vacina em crianças só pode ser aplicada em salas de vacinação e cada menor deve ficar 20 minutos em observação após o recebimento da dose. Para evitar aglomerações e o risco de contágio, a quantidade de atendimentos é limitada a um menor a cada 15 minutos”, afirma. As crianças são acolhidas nos postos da Germano Henke e da Industrial. Nas demais unidades, segue a imunização para outras doenças, que também não podem ser negligenciadas.
Em Pareci Novo, até terça-feira, 15, 78 crianças já haviam sido imunizadas, representando 30,47% de cobertura vacinal para crianças de 5 a 11 anos. O número é maior do que o divulgado pelo Estado, que informou 24,6% do grupo imunizado na cidade. De acordo com o secretário municipal de Saúde e Assistência Social de Pareci Novo, Rafael Soares de Souza, há uma boa expectativa para sábado, 19, quando ocorrerá o Dia D de vacinação contra a Covid-19. “Iremos abrir a vacinação para crianças de 5 a 11 anos”, salienta. Maratá também conta com mais crianças vacinadas do que o dado divulgado pelo Estado. São 30 imunizadas, o que representa 21,28% do grupo de 141 a receberam a vacina.
Já em Brochier, de acordo com a secretária municipal de Saúde e Assistência Social, Mônica Aline Kerber Neis, os dados divulgados pelo Estado batem com os da Prefeitura. “Realmente, até agora a procura não foi muito grande”, comenta a secretária. “Mas temos uma lista com mais de 60 crianças inscritas para realizar a vacinação e muitas famílias estão ligando para agendar para o sábado”, ressalva. Conforme os dados do governo estadual, Brochier tem 44 de 348 crianças de 5 a 11 anos vacinadas contra Covid-19, o que corresponde a 12,6% de cobertura vacinal do grupo.
Os dados do Estado apontam que São José do Sul teria 22,3% das crianças de 5 a 11 vacinadas, ou seja, 40 de um total de 179. Questionada sobre os dados, a secretaria municipal de Saúde, Saneamento e Assistência Social relatou que os números conferem com os da Administração Municipal.
Sábado com mobilização
No sábado, dia 19, haverá uma mobilização para avançar ainda mais na vacinação contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos. Em Pareci Novo, a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro estará aberta das 8h às 13h. Não há necessidade de agendamento prévio.
A vacinação de crianças no sábado em Maratá ocorrerá das 8h ao meio-dia e é necessário agendamento prévio. O momento da imunização deve ser agendado pelo telefone 9 9646-9454. Em Brochier, também haverá necessidade de agendamento, que deve ser feito pelo telefone 3697-3073. Na cidade, a vacinação ocorre na UBS do Centro, que estará aberta das 8h às 17h.
Em Montenegro, a vacinação será para todas as crianças de 5 a 11 anos. As doses serão aplicadas na Unidade Básica de Saúde (UBS) Centro e na sede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Montenegro, na Timbaúva. A vacinação ocorre apenas no período da manhã, das 8h às 12h, por ordem de chegada. A criança precisa aguardar 20 minutos na unidade após a aplicação. É obrigatório que o vacinado esteja acompanhado de um familiar maior de idade que apresente a documentação necessária: caderneta de vacina da criança e CPF (Cadastro de Pessoa Física) ou cartão SUS (Serviço Único de Saúde).