“Meu olhar de cancioneiro enxerga as bênçãos que tenho. Canto a terra de onde venho, em cada verso que puxo. Não sou de gastar cartucho com quem não vale o disparo, e o meu maior anteparo foi ter nascido gaúcho”. Este é um verso do jovem montenegrino Paulo Augusto Vieira Petry.
Ser um peão ou uma prenda faz parte do imaginário de muitas crianças e adolescentes. O sonho pode se tornar realidade ainda cedo, porém, o trabalho para conquistar o título é intenso. Podemos pegar uma pequena frase do Hino Rio-Grandense para traduzir este empenho e esforço das prendas e peões: ser forte aguerrido e bravo.
É claro, a delicadeza e a destreza não faltam nas apresentações artísticas, declamações, trovas e nas danças tradicionalistas. Os jovens são valorizados nos movimentos que preservam a cultura gaúcha, pois são eles os responsáveis pela continuidade das tradições do Rio Grande do Sul.
Há poucos dias, a 15ª Região Tradicionalista, da qual Montenegro faz parte, elegeu a Gestão 2018/2019 das prendas e peões. Guris e gurias de vários Centros de Tradições Gaúchas foram eleitos em seis categorias. Esta é uma gestão especial, pois marcará o cinquentenário da 15ª RT.
Gosto tradicionalista que vem do berço familiar
Filho de pais que se conheceram dentro do movimento tradicionalista montenegrino, Paulo Augusto Vieira Petry, 20 anos, é o Primeiro Peão Farroupilha da 15ª Região Tradicionalista. Aos quatro anos, já iniciava a sua participação no CTG Estância do Montenegro, o qual é representado pelo peão até hoje. “Fui incentivado pelos meus pais por ser um meio onde as pessoas buscam se aculturar, preservar valores e princípios mais éticos que os da sociedade em geral”, afirma o jovem.
Paulo tocou e cantou em festivais musicais, ministrou oficinas culturais e fez trabalhos com invernadas mirins. Além disso, dançou em invernada, laçou em competições e continua tocando a música nativista em bares e eventos. “Vou participar nesta semana de um dos maiores festivais do estado, o Coxilha Nativista, onde estarei junto com um amigo tocando violão e cantando”, revela o jovem.
Contribuição cultural na vida de quem participa
Os Centros de Tradições Gaúchas cumprem um papel fundamental no desenvolvimento cultural de quem participa. É assim com a 2ª Prenda da 15ª Região Tradicionalista, Lívia Vieira, de 11 anos. Segundo ela, as matérias de História e Geografia, estudadas na escola, ficaram mais fáceis após se aprofundar nos estudos sobre o Rio Grande do Sul.
Mãe da prenda, Luciane Vieira diz que ninguém da família participava de grupos tradicionalistas. “Queria colocar a minha filha em alguma atividade e, como achava bonitos os grupos de CTG, resolvemos levar a Lívia”, afirma. A prenda iniciou a participação em 2013, no Grupo Tarca de Artes Nativas, hoje CTG Reminiscências de Montenegro.
Lá, a guria criou gosto pelas tradições gauchescas. No ano passado foi convidada para ser a 1ª Prenda Mirim do grupo. “Neste um ano, eu fui conhecendo a declamação e os estudos culturais. Descobri muita coisa que não sabia sobre o nosso Estado”, revela Lívia.
Outra contribuição das atividades culturais na vida de Lívia foi o trabalho com a espontaneidade. “Consegui me soltar nas apresentações em público, principalmente quando comecei a declamar”, diz. Além disso, a guria pretende seguir nos grupos que cultivam a tradição gaúcha. “Talvez não como prenda de gestão, mas participando das atividades culturais”, finaliza a 2ª Prenda Mirim.
Gestão de 2018/2019 Peões e Prendas da 15ª RT
Categoria Piá Farroupilha
Primeiro Piá: João Pedro Bühler de Azeredo
Segundo Piá: João Vitor Ebeling Schommer
Terceiro Piá: Matheus Fagundes Corrêa
Categoria Prenda Mirim
Primeira Prenda Mirim: Fernanda Lermen Petry
Segunda Prenda Mirim: Lívia Vieira
Terceira Prenda Mirim: Rafaela Thais Both
Categoria Guri Farroupilha
Primeiro Guri: Alexsandro André Griebeler
Segundo Guri: Douglas Lisbôa Peixe
Terceiro Guri: Anthony Cruger Nunes
Categoria Prenda Juvenil
Primeira Prenda Juvenil: Ana Carolina de Freitas da Conceição
Segunda Prenda Juvenil: Paola Chaves Martins
Terceira Prenda Juvenil: Isadora Barth Scherer
Categoria Peão Farroupilha
Primeiro Peão: Paulo Augusto Vieira Petry
Segundo Peão: Joel Felipe Seibel
Terceiro Peão: Henrique Dario Müller
Categoria Prenda Adulta
Primeira Prenda: Juliane da Cruz Carvalho
Segunda Prenda: Maria Carolina Bühler de Azeredo
Terceira Prenda: Patrícia Dias