Distrito Industrial. Empresa com sedes na Índia e em Porto Alegre já demonstrou interesse em investir no município
Ontem, o município de Montenegro recebeu a visita de uma comitiva de empresários liderada pelo do cônsul-geral da Itália, Nicola Occhipinti. Na oportunidade, foram apresentadas aos executivos as potencialidades de investimento no município, por meio da sua área industrial. O encontro teve início no Distrito Industrial, onde o cônsul foi acompanhado por autoridades locais e regionais. Em seguida, o debate seguiu na prefeitura, onde foi recebido pelo vice-prefeito Carlos Eduardo Müller.
Para o representante do Executivo de Montenegro, a visita teve um resultado positivo uma vez que já existe a possibilidade de uma nova empresa se instalar no distrito. “A visita faz parte das estratégias de projeções para também desenvolver o mercado da Itália com o Brasil. Acredito que Montenegro tem potencial e produtos para alinhar essas relações”, argumenta.
A empresa que já demonstrou interesse em investir em Montenegro possui duas sedes, uma na Índia e outra em Porto Alegre.
De acordo com o cônsul-geral, Nicola Occhipinti, o município possui grandes vantagens quando se refere à posição geográfica e aos subsídios que oferece aos investidores. “A avaliação é excelente”, defende ele.
Uma das vantagens, conforme o cônsul, é o valor de mercado que a área oferece, se tornando mais viável em relação a espaços semelhantes. “Outra vantagem é a infraestrutura, com a rede elétrica e acesso a internet. São ótimas vantagens para qualquer empresa interessada em fazer o investimento e colocar, no parque industrial, um centro de produção de qualquer âmbito”, avalia.
Em nível estadual, Occhipinti defende que o Rio Grande do Sul possui um potencial “gigantesco” de investimento. “Que ainda é pouco utilizado”, lamenta. “A nossa tarefa (da Câmara de Comércio Italiana no RS e do Consulado) é justamente de informar o sistema Itália, divulgando essas estratégias às empresas italianas, uma vez que temos margens com potencial gigantesco de investimento”. Occhipinti diz, ainda, que os laços econômicos entre os dois países devem ser estreitados, assim como os culturais.
Hoje, o distrito Industrial de Montenegro conta com nove empresas instaladas e, segundo o vice-prefeito, ainda existe um grande potencial para novas empresas. “Temos uma capacidade de instalação bastante grande através de parcerias com o governo do Estado, isso faz com que Montenegro se aproxime mais da região Metropolitana, podendo desenvolver essa capacidade de atrair mais investimentos para o município”, defende.