Câmara de Dirigentes Lojistas acredita que 300 lojas estenderão o horário e abrirão nos dois próximos domingos
Assim como você vai mais às compras agora do que em qualquer outra época do ano, as lojas também trabalharão mais a partir desta quarta-feira. Em entrevista exclusiva ao Jornal Ibiá na tarde de ontem, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Tiago Feron, anunciou que o horário estendido não valerá apenas nos dois próximos domingos, mas também de segunda a sábado, de hoje em diante. “Claro que fica a critério de cada empresário definir o horário da abertura e do fechamento do seu estabelecimento, mas deixamos um apelo para que todos fechem mais tarde a fim de facilitar a vida do cliente e, assim, alavancar os negócios”, destaca Tiago, que tomou a decisão ao lado de outros 10 dirigentes da entidade em reunião no último dia 8.
Segundo ele, a orientação da Câmara é para os comércios abrirem as portas de segunda a sábado, das 9h às 20h, sem fechar ao meio-dia. Além disso, nos dois próximos domingos, dias 17 e 24, o horário será das 9h às 12h e das 14h às 18h20min. “O trabalho aos domingos, duas vezes neste mês, está previsto em acordo coletivo com o Sindicomerciários. As folgas desses dias a mais trabalhados serão no Carnaval”, pondera.
A expectativa da CDL é de que pelo menos 300 lojas montenegrinas vão aderir ao horário estendido. Primeiro porque é um momento de bastante circulação de dinheiro, como pagamento de 13º salário, restituição do Imposto de Renda e liberação do PIS para idosos. “As lojas das grandes redes estarão abertas [nos domingos], o que obriga as menores a acompanhar, senão deixam de vender. Depois, a Praça Rui Barbosa está decorada e tem a programação natalina na cidade. Isso leva as pessoas para as ruas”, analisa.
Tiago destaca que agora também é hora para negociar dívidas, porque, de um lado, as pessoas têm mais dinheiro no bolso e, de outro, os credores oferecem condições diferenciadas de negociação. São esforços mútuos para que a roda da economia retome seu ritmo normal. A expectativa do comércio gaúcho, conforme pesquisa da Federação das CDLs do Rio Grande do Sul (FCDL), é aumentar 2% as vendas em comparação ao Natal do ano passado. Conforme o presidente da CDL, os artigos de vestuário serão o carro-chefe das vendas, mas também terão destaque os eletroeletrônicos e até mesmo as tintas, já que as pessoas gostam de deixar a casa em dia para as festas de final de ano.
Em Montenegro, o maior inimigo dos comerciantes neste Natal será o estacionamento nas ruas da cidade. A dificuldade de encontrar uma vaga para o carro já é grande normalmente, então a situação agora se agrava e tira a paciência dos clientes e incomoda os lojistas. “Temos acompanhado o projeto do estacionamento rotativo junto à Prefeitura. Nos passaram que o edital já está montado, mas de qualquer forma é um problema que infelizmente não terá solução para este ano”, encerra o dirigente.
FIQUE ATENTO
O comércio montenegrino amplia o horário de atendimento a partir de hoje. De segunda a sábado, as lojas abrirão das 9h às 20h, e aos domingos (dias 17 e 24), das 9h às 12h e das 14h às 18h20min. Fica a critério de cada lojista aderir ou não ao movimento capitaneado pela CDL de Montenegro.