Valor ao voluntariado e amor à camiseta foram os motivos principais para as cozinheiras Gleci Krug e Laides Lorenz se engajarem em mais uma Kerb Fest de Santos Reis. Com participação ativa no evento há mais de 40 e 30 anos, respectivamente, as duas ressaltam a alegria que o tradicional Kerb da localidade trazem para aqueles que colaboram. “Pretendemos continuar enquanto pudermos”, ressaltam.
Desde as nove horas da manhã da quarta-feira, 5, elas e as outras integrantes da cozinha são uns dos exemplos de união que a festa tem. Realizada tradicionalmente no dia 6 de janeiro, Dia de Reis, o Kerb Fest da localidade que leva o nome de Santos Reis ocorre há cerca de 30 anos, não importando o dia da semana que a data caia.
Dessa vez a data caiu em uma quinta-feira, e mesmo em um dia útil contou com a venda de mais de 500 jantares, além de muito chopp e dança. “Como teve essa pandemia que agora felizmente esta melhorando a situação um pouco, a gente conseguiu reabrir as nossas portas para o nosso Kerb. O intuito do nosso Kerb, aqui em Santos Reis, principalmente, é receber pessoas que eram da terrinha, que vão trabalhar na cidade ou em outras localidades, e voltam pra cá para fazer parte da nossa tradicional festa”, declara o presidente da Sociedade, Rafael Griebeler. Para Rafael, poder receber novamente os “filhos da terra” e amigos foi um grande prazer.
Com início às 19h com missa e culto na igreja, seguido de janta e show especial com a banda K’necos a diversão foi garantida. O padre Diego Knecht ressalta a importância do Kerb em reforçar laços da comunidade. “É um dia de convívio em comunidade. E claro, um motivo para se alegrar, para celebrar; agradecer as bênçãos recebidas, mas também pedir as benções através dos Reis Magos para a continuidade da nossa caminhada”, declara.
Nascido em Vapor Velho e criado em Santos Reis, Carlos Einar de Mello, o conhecido Naná, ex-vereador de Montenegro, também participou do reencontro no Kerb Fest. Integrante do Conselho da Sociedade, ele afirma que motivar a comunidade é um dos maiores incentivos para a continuidade da sua caminhada. “Eu me sinto muito responsável com uma comunidade grande que nem a nossa. Nós construímos tudo isso aqui (nova Sociedade) com recurso de festa, próprio, com a ajuda da comunidade toda, não tem um real de dinheiro público. Então sempre que me convidam para participar da diretoria eu participo, para que não fechem isso aqui”, comenta.
Diagnosticado com Parkinson em 2012, Naná passou por grandes desafios em relação a sua saúde. Foi no final de 2020 que ele fez a implantação de um aparelho neuro estimulador que minimizou os sintomas da doença. “Hoje graças a Deus estou bem em comparação ao que eu estava há dois anos atrás. Não podia nem falar devido a doença, mas hoje com a torcida das pessoas e ajuda de muita gente eu melhorei bastante. Eu melhorei bastante e estou ajudando, e quero ajudar mais ainda”, completa.
Segundo a tradição cristã, o Dia de Reis foi o dia em que Jesus Cristo, recém-nascido, recebera a visita dos Três Reis Magos. Cada um levou ao Menino o seu próprio presente especial. É a data em que, tradicionalmente, encerram-se as celebrações do Natal, com a retirada dos enfeites da época.
Confira alguns momentos da festividade: