Comemoração de aniversário de Pareci Novo mesclou cultura, conhecimento e esporte

Município completou 30 anos de emancipação no domingo

A celebração pelos 30 anos de emancipação de Pareci Novo foi composta por uma mistura de cultura, conhecimento e esporte. A programação iniciou na sexta-feira, dia 18, e seguiu até o domingo, dia 20. Nesse período, a comunidade pode aproveitar shows, participar de passeio ciclístico, conhecer os campeões do Torneio da Emancipação e também comparecer à 12ª Feira do Livro.

No sábado, 19, houve uma edição especial para retomada do passeio ciclístico. Ela foi voltada unicamente aos estudantes da cidade, que foram estimulados a decorar suas “bikes” com a temática que remetesse ao município. O apoio dos pais foi fundamental para inspirar os estudantes; culminando em uma manhã em família.

Andrei e o filho Adrian Davi foram premiados na categoria Maternal ao 1º Ano

Antes mesmo do julgamento, um veículo já atraía atenção entre os 110 inscritos. O pequeno Adrian Davi da Silva Flores fazia justiça ao seu segundo nome, sendo carregado como um rei. A cadeira “bebê-conforto” colocada em uma carretinha era puxada pelo pai Andrei Miguel Klein Flores, que, apesar de orgulhoso, torcia para não ter ladeira no roteiro. Tanta beleza, com plantas, citros e flores, levou o aluno de 1 ano e 6 meses, da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Professora Elisane Schneiders Lutckmeier, a vencer na categoria Maternal ao 1ª Ano do Fundamental.

Os jurados do concurso de bicicletas decoradas valorizaram muito aqueles que souberam resgatar aspectos da história e da cultura de Pareci Novo. Foi assim que Ana Laura Braga, 9 anos, aluna no 4ª Ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Rui Ramos, venceu na categoria do 2º ao 5º Ano. Ao lado da irmãzinha Amanda Gabriela, de 6 anos, que está no 1º Ano da mesma instituição, Ana Laura levou à Rua Coberta Oregino José Francisco uma bicicleta decorada de citros, flores, plantas e a bandeira da cidade. Elas ganharam muito respeito por pintar o rosto e colocar cocar na cabeça, em memória dos povos originais que habitaram aquelas terras.

A chuva fina que caía impediu que o passeio ciclístico acontecesse. Mas em consideração aos belos trabalhos, os pequenos foram levados para uma volta em torno da praça central.

Premiados por categoria
Maternal ao 1º Ano – Adrian Davi da Silva Flores – EMEI Professora Elisane Schneiders Lutckmeier
2º ao 5º Ano – Ana Laura Braga – 4º Ano da EMEF Rui Ramos
6º ao 9º Ano – Arthur Ott de Rezende – 6º Ano da EMEF José Pedro Mendel
Ensino Médio – Yuri Raphael Tietze – 3º Ano da Escola Estadual São Francisco de Assis
Sorteio especial entre os participantes – João Vitor Braga

Em comemoração pelo aniversário, Estúdio Ibiá foi direto do Pareci Novo na quinta, 17

Programação iniciou com a 12ª Feira do Livro
Livros, teatro, exposição de fotos e atividades ao ar livre fizeram parte do lançamento da 12ª Feira do Livro de Pareci Novo e da programação de aniversário de 30 anos de emancipação política do Município na manhã de sexta-feira, dia 18. As atividades ocorrem na área da Praça dos Imigrantes e da Rua Coberta Oregino José Francisco, no Centro.

Na sexta-feira, os espaços da Feira do Livro foram tomados por estudantes de diferentes níveis de ensino das escolas municipais. Professora do 2º e do 3º Ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Catharina Fridolina Weissheimer, Raquel Machado garantiu que eventos como a Feira do Livro são fundamentais para as crianças por incentivar a leitura e também permitir a interação. Raquel destacou que durante a semana as turmas se organizaram para a visitação. “Eles (os alunos) estavam ansiosos esperando o dia da feira”, comentou.

Feira do Livro foi uma das diversas atrações da programação de aniversário de Pareci Novo

Durante a feira foi feito o lançamento da Estante Literária Alfredo Roque Colling. Localizada na área externa da Casa do Produtor Rural, a estante conta com mais de 130 exemplares doados e que podem ser retirados gratuitamente pela população.

No entanto, há regras de uso a serem seguidas. O livro retirado deve ser devolvido para que outras pessoas façam a leitura da obra e é necessário cuidar da integridade física das obras. Se alguém tiver interesse em fazer uma doação para o projeto, ela deve ser entregue na secretaria municipal de Educação para ser catalogada. (ARH)

Últimas Notícias

Destaques