Começou na manha desta segunda-feira, dia 15, a obra para substituição da rede abastecimento de água da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), no Centro de Montenegro. Os trabalhos tiveram início pouco antes das 6h, no trecho da rua Ramiro Barcelos entre as ruas Olavo Bilac e São João.
Com grande parte do comércio fechado – em razão do feriado prolongado, acordado entre empresas e funcionários – há pouco movimento e a obra flui sem interferências. “A gente teve sorte, é uma época de pouco movimento, época de Carnaval, feriado, tem pouca movimentação, pra nós não vai prejudicar tanto”, diz o empresário Juliano Mottin.
Juliano reconhece a importância da obra e afirma que os transtornos serão compensados no momento em que cessarem os problemas de rompimento na adutora. “É barulhento, tem poeira, mas acho que é bem necessário. Passamos um perrengue agora, mas, depois tenho certeza que melhora. Seguida está estourando canos da Corsa. Acho que vai melhorar bastante”, opina.
A previsão para duração das obras é de duas semanas de serviços. A primeira etapa é a de instalação da tubulação e interligação, e a seguinte será para o repavimentação. Em caso de chuva intensa pode haver atrasos.
Segundo a Corsan, o trânsito será o mais impactado durante a ação. A interrupção no abastecimento de água será momentânea.
Saiba mais sobre a obra
A Corsan realiza a troca de adutora e conexão dos ramais de distribuição primeiramente do trecho entre as ruas São João e Olavo Bilac, posteriormente irá avançar até a rua Osvaldo Aranha.
Com uma rede de 325 quilômetros, fora a metragem de aproximadamente 18 mil ramais, o ponto mais crítico em Montenegro é na rua Ramiro Barcelos, local de maior movimento do município.
Segundo o coordenador operacional da unidade de Montenegro da Corsan, Ângelo Marcelo Faro, há pelo menos três anos há a intenção de concluir essa obra. “Não foi feito nesse tempo todo porque a gente sabe que a Ramiro é uma rua de comércio, complicado, e estava faltando a oportunidade de parar, porque nós vamos ter que interromper em vários momentos 100% do trânsito na rua”, diz.
Ele explica que essa é a finalização da obra de uma adutora feita na rua Coronel Antônio Inácio, depois na Santos Dumont. Há cerca de dois anos, durante o período de Carnaval, foi realizado o trecho da Osvaldo Aranha até a Santos Dumont e posteriormente a obra de interligação na esquina da Santos Dumont com a Ramiro Barcelos. “Ficou faltando um trecho que é da Osvaldo Aranha até a São João, pela Ramiro e mais uma parte da Olavo Bilac até o Correio novo, e tem que ser feito junto”, fala Ângelo.