Diversão com moderação. Gabinete de Gestão Integrada quer acabar com vandalismo na saída de clubes, praças e vias públicas de Montenegro.
Brigas, som alto, lixo espalhado pelas ruas e calçadas são alguns dos problemas enfrentados em Montenegro, principalmente de quinta-feira até domingo, dias em que depois de sair das festas ou dos postos de combustíveis muitas pessoas perdem a compostura e acabam se excedendo. Não é de hoje que a comunidade reclama e a Brigada Militar tenta combater esse tipo de situação. Mas agora uma “força-tarefa” promete ações de fiscalização e repressão a comportamentos inadequados. O Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) já começou a executar medidas que visam coibir as badernas vistas até então. A primeira medida foi colocada em prática nessa quinta-feira, 20. Uma viatura da Brigada Militar permaneceu por horas próximo ao posto de combustíveis Central Parque, na rua Buarque de Macedo.
A iniciativa também tem a intenção de inibir atos inapropriados na Praça dos Ferroviários. Aos finais de semana, nos períodos da noite e madrugada, a praça e a via pública ficam cheias de pessoas que consomem bebidas alcoólicas, refrigerantes e lanches e na hora de ir pra casa deixam as marcas daquilo que para eles foi uma “noite de diversão”. O resultado no dia seguinte é muito lixo espalhado.
São comuns os chamados para o 190 informando sobre brigas e gritaria nas ruas próximas a Praça dos Ferroviários. Além do risco, ao qual essas pessoas se expõe, há o incômodo causado para os moradores que não conseguem dormir. Pensando nisso, o GGIM está elaborando um plano de ações. “Estamos estudando legislações de outras cidades para trazer soluções semelhantes para Montenegro. Acredito que teremos bons resultados”, comenta o major Iber Augusto Giordano, presidente do GGIM e subcomandante do 5º Batalhão da Polícia Militar.
O assunto foi tratado durante uma reunião realizada na Estação da Cultura, nesta sexta-feira, 21. Foram convidados para o encontro representantes da Brigada Militar, Policia Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Conselho Tutelar e proprietários de clubes, pubs e postos de gasolina. “Reunimos os proprietários dos estabelecimentos pra dizer que estamos iniciando fiscalizações mais rigorosas. Vamos também responsabilizar os pais, já contamos com o apoio da promotoria e do juizado. Também estamos pedindo o auxílio deles para enfrentar essas questões”, comenta o Iber Augusto.