A rua das Andorinhas, onde fica a Escola Estadual Tanac, está com um vazamento de água desde a última quarta-feira, 17. A diretora da instituição, Jakciane Pasini, conta que sua equipe só conseguiu contato com a Corsan no dia 18 para avisar do caso, mas o conserto não foi feito.
Com a água correndo, na tarde desta segunda-feira, 22, o prédio ficou sem abastecimento. Hoje, pela manhã, não tinha água nos banheiros, não tinha água nos bebedouros, não tinha água nem para fazer a merenda dos cerca de 200 alunos atendidos.
“Compramos bombonas de água”, contou Jakciane, ainda há pouco. “As merendeiras prepararam massa com molho de sardinha. Agora só precisam lavar as louças para preparar e servir a merenda da tarde.”
A Corsan, hoje, iniciou os trabalhos de reparo no local. Chefe da unidade montenegrina da estatal, Lutero Fracasso explicou que o conserto consiste no fechamento de registros, abertura de expurgos e um cuidado especial para que o vazamento não apresente pressão negativa e acabe sugando material contaminado.
“E não é o usuário que diz quando a Corsan vai fazer o serviço”, completou. “A Corsan tem prioridades e tem questões técnicas. Às vezes, tu acaba botando um pouco de água fora porque, se tu fechar, tu pode acabar fechando a região de um hospital ou de um posto de saúde, por exemplo. Nós tratamos a água e as pessoas com muito respeito”.
Ele seguiu. “A empresa tem as razões dela para não ter feito de imediato. Não foi porque ela não quis, porque tem que atacar no momento certo.” Fracasso ainda aguarda o retorno da equipe de operações para ter mais detalhes sobre o caso, em específico. Ela lamenta, que, por ser uma escola, a Tanac não tenha nenhum tipo de reservatório de água para emergências. Com as intervenções, o chefe não descarta a possibilidade de algumas casas nos arredores também ficarem sem água por um tempo.
Bairro Estação está sem abastecimento nessa manhã
A Corsan informou que também trabalha no conserto de um rompimento no bairro Estação. Por isso, lá, os moradores estão sem abastecimento de água nessa manhã. A situação deve ser normalizada no início desta tarde.