Com time completo, Grêmio pega o Barcelona pela Libertadores

Pelo tri da América. Em Guayaquil, tricolor faz o jogo de ida das semifinais

A longa espera de 35 dias dos gremistas chegou ao fim. Depois de eliminar o Botafogo no dia 20 de setembro, o Grêmio volta a campo pela Libertadores da América hoje, no Equador, onde busca dar um passo importante rumo à final do torneio. Em Guayaquil, o tricolor enfrenta o Barcelona, às 21h45min, pelo jogo de ida das semifinais da competição.

Dos confrontos contra o Botafogo até a última semana, o Grêmio conviveu com inúmeras lesões e não conseguiu jogar uma partida sequer com o time considerado ideal. Pedro Geromel, Edílson, Michel, Ramiro, Luan, Fernandinho, Arroyo e Lucas Barrios passaram pelo departamento médico neste período. Para alívio dos tricolores, todos os jogadores se recuperaram a tempo e estão à disposição para o jogo desta noite.

Com o título do Campeonato Brasileiro muito distante, o Grêmio aposta todas as suas fichas na Libertadores da América, até porque está a somente quatro jogos do tricampeonato. A delegação gremista desembarcou no Equador nesta segunda-feira e no mesmo dia fez o reconhecimento do gramado no Estádio Monumental de Barcelona, local da partida desta quarta-feira, que deve receber mais de 50 mil torcedores.

Ontem, o técnico Renato Portaluppi comandou o último treinamento antes do jogo. Com todo o grupo disponível, o treinador do Grêmio pode escalar a equipe considerada ideal depois de muito tempo. Recém-contratado junto ao São Paulo, o meio-campo Cícero pode ser uma novidade entre os titulares, mas a tendência é que Fernandinho inicie o duelo.

Última contratação feita pelo clube na temporada, Cícero foi buscado exclusivamente para a Libertadores, já que não pode atuar no Brasileirão. O novo reforço tem mostrado bom desempenho nos treinamentos e é uma opção para funções defensivas e ofensivas do meio. Além dele, o volante Cristian e o centroavante Jael foram inscritos pelo Grêmio para esta fase da competição.

Com apenas uma dúvida na escalação, o Grêmio deve entrar em campo esta noite com Marcelo Grohe; Edílson, Geromel, Kannemann e Cortez; Michel, Arthur, Ramiro, Luan e Fernandinho (Cícero); Lucas Barrios.

O adversário tricolor vem sendo algoz dos brasileiros na Libertadores deste ano. Na primeira fase, o Barcelona de Guayaquil derrotou o Botafogo no Rio de Janeiro por 2 a 0. Nas oitavas de final, eliminou o Palmeiras em São Paulo na disputa de pênaltis. Nas quartas de final, deixou o Santos pelo meio do caminho ao vencer por 1 a 0 na Vila Belmiro. A equipe equatoriana tem um jogador conhecido dos gaúchos no elenco. O atacante Ariel Nahuelpán, que defendeu o Inter em 2016, deve ser titular hoje à noite.

Tricolor acredita em vitória no Equador

Cícero, Grêmio, treino, Barcelona, Equador, semifinal, Libertadores
Recém-chegado ao clube, Cícero pode ser a novidade na escalação

Mesmo morando em outro estado, o gremista Vinícius Silva, 22 anos, não deixa de acompanhar seu time do coração um dia sequer. Há um ano residindo em Itajaí-SC, por questões profissionais, o montenegrino vê o título continental como obrigação para o Grêmio. “Como o Brasileirão já está fora de cogitação, a Libertadores é meio que uma obrigação. O time precisa marcar forte no Equador e marcar no mínimo um gol lá, para vir bem encaminhado para a Arena”, analisa.

Hoje à noite, Vinícius vai se reunir com outros tricolores no Consulado do Grêmio em Itajaí, local onde costuma assistir aos jogos da equipe. “A galera vai em bom número ver os jogos. O pessoal leva os instrumentos para fazer a festa. Isso faz tu se sentir no meio da geral. Vou ver este jogo de ida no consulado. São muitos gremistas que comparecem ao local”, diz.

Projetando um duelo complicado nesta quarta-feira, o torcedor elogia o adversário, mas confia em uma vitória gremista. “Espero um jogo difícil, até pela fase que o Grêmio está vivendo. O Barcelona é um time perigoso, tem jogadores jovens e alguns veteranos para mesclar. Tem atacantes rápidos e o Ariel, ex-Inter. A torcida deles faz uma festa incrível nos jogos, apoia o tempo todo. Mas como estão desfalcados pelas expulsões contra o Santos, acredito em uma vitória do Grêmio por 1 a 0”, palpita.

Também de olho no jogo de volta, que ocorre na próxima semana, Vinícius pede atenção com o time equatoriano. “Eles sempre fazem gols fora de casa, eliminaram Santos e Palmeiras assim”, conclui.

Últimas Notícias

Destaques