O prefeito Gustavo Zanatta (PTB) e o vice, Cristiano Braatz (MDB), têm agenda em Brasília na próxima semana, de segunda a quarta-feira. Nesse meio tempo, a Prefeitura ficará sob o comando do presidente da Câmara de Vereadores, vereador Juarez Vieira da Silva (também do PTB). “É uma honra termos essa confiança do prefeito de nos passar a Administração. Vou assumir com muita felicidade e vamos dar continuidade ao trabalho que ele já vem fazendo em prol da comunidade”, comentou o parlamentar. Juarez devolve a administração na manhã de quinta-feira. No período, a presidência do Legislativo passará ao vice, o vereador Felipe Kinn (MDB).
De acordo com a legislação, a transmissão de cargo só seria obrigatória quando o afastamento do chefe do Executivo for superior a 15 dias. Não é o caso, mas Zanatta e Cristiano fizeram questão. “É uma forma de mostrarmos à população que mantemos com a Câmara uma relação pautada pela confiança mútua e pela transparência. Tenho certeza de que o vereador Juarez dará seguimento às atividades em andamento e vai contribuir muito com a comunidade”, sustenta o prefeito. Ao Ibiá, Juarez disse não ter uma meta pessoal que quer atingir no período a frente da Prefeitura. “Vamos tocar o trabalho que está sendo desenvolvido”, reforçou.
Prefeito e vice terão agendas distintas na capital do País. De acordo com o governo, os dois irão viajar ao mesmo tempo, mas em voos separados, pois os horários dos compromissos colidem e não haveria como apenas um deles atender a toda a agenda. Braatz já tinha a viagem marcada há algum tempo e deve encaminhar a captação de recursos ao Município por meio de emendas parlamentares ao orçamento da União e junto aos ministérios. Já Zanatta, que esteve em Brasília na semana passada, decidiu viajar para prestigiar o lançamento do Mês da Primeira Infância no Ministério da Cidadania. Ele é um dos cem convidados, de todo o Brasil, a participar da cerimônia; convite que foi feito pela secretária nacional de Atenção à Primeira Infância, Luciana Siqueira Lira de Miranda, durante a última viagem do prefeito.
Na agenda, constam ainda audiências nos ministérios da Saúde, da Agricultura e do Turismo, além do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT). Prefeito e vice também serão recebidos nos gabinetes dos deputados federais Maurício Dziedricki (PTB), Giovane Feltes, Osmar Terra e Márcio Biolchi (MDB), Lucas Redecker (PSDB) e Maria do Rosário (PT). Segundo a Administração, outros encontros e visitas ainda estão sendo articulados. “É lá (em Brasília) que está o dinheiro. Para construir uma cidade melhor, precisamos de verbas federais”, comenta Zanatta.