Com os olhos voltados para o futuro, Município completa 26 anos

Cidade recebe investimentos e busca se mostrar com sua primeira festa

Caçula entre os Municípios do Vale do Caí, São José do Sul completará neste sábado, dia 16, 26 anos de emancipação política. A cidade criada a partir de territórios que pertenceram a Montenegro, Salvador do Sul e Maratá foi oficializada em 16 de abril de 1996. As mais de duas décadas de independência de gestão proporcionaram o desenvolvimento do Município, que segue crescendo e, também na busca por atração de novos investimentos e moradores, procura se mostrar cada vez mais.

Nesse sentido de seguir crescendo, o estilo de vida calmo e o apoio do poder público para investimentos são atrativos da cidade que fizeram com que Mateus Henrique e Scheila Ernzen voltassem a São José do Sul para investirem em dois aviários na propriedade dos pais de Mateus, Paulo Renato e Terezinha Ernzen. Mateus e Scheila moravam em Sapucaia do Sul até que, há dois anos, resolveram mudar de vida junto com os filhos Pedro e Laura

O casal conta que inicialmente o investimento não era planejado, mas, pensando em não deixar a propriedade de Paulo e Terezinha, onde há plantação de citros, ociosa – uma vez que com a idade avançada eles já não conseguiam mantê-la –, acabou se concretizando. “Estamos pensando na continuidade (da propriedade)”, explica Mateus. Para o investimento nos dois aviários com espaço para 60 mil aves cada, os empreendedores rurais contaram com apoio da Prefeitura – que possui leis de incentivo para esses casos.

“Estou feliz em ver o filho retornando e com a propriedade tendo continuidade”, destaca Paulo, que tem mais um filho e uma filha. Inclusive, ele pode estar acompanhando uma história que vai ter continuidade com seus netos, que já estão adaptados à nova cidade. “A cidade está em pleno crescimento. É pequena, mas tem potencial grande para crescer”, observa Mateus sobre o futuro de São José do Sul antes de emendar que o próprio setor avícola é uma área em crescimento. “Tudo favorece”, garante.

De acordo com a prefeita Juliane Maria Bender, além dos dois aviários da família Ernzen, o Município auxiliou, de 2021 pra cá, na construção de quatro pocilgas. “Isso deixa a gente muito contente”, afirma Juli, como é conhecida a prefeita. Ela salienta que os investimentos estão sendo feitos por jovens que são de São José do Sul e que estão retornando para apostar no futuro da cidade.

“Hoje São José do Sul é um dos Municípios aqui do Vale do Caí que tem o maior inventivo de bônus para os agricultores”, ressalta chefe do Executivo. Segundo ela, no ano passado foram distribuídos quase R$ 500 mil em incentivos. Juli reforça que esses são valores que os produtores rurais podem usar para investir na sua propriedade ou utilizar no comércio local. A prefeita reforça, ainda, que o Município conta com leis de incentivo para a realização de terraplanagem de terrenos que receberão investimentos e também para a construção de acessos.

Expansão para além do setor primário
Mas não é apenas no meio rural que São José do Sul mostra potencial e atrai investidores. A área da gastronomia e turismo também tem atraído empreendedores. É o caso de Bruno Bergamaschi, Luiz Fernando Ohlweiler e Rômulo Luis Beneton, que estão investindo numa casa de vinhos e winebar na cidade, a Casa 470.

A paixão do trio por vinhos já havia tomado corpo com uma loja virtual, mas agora será alavancada com o novo empreendimento. “A gente começou a conversar de investir, de fazer alguma coisa no ramo dos vinhos, que é o principal objetivo do nosso negócio, e, na época, a gente discutiu que a região é privilegiada”, explica Bruno. “Está numa rota muito legal, muito bonita, então quando a gente se dispôs a investir aqui no ano passado a gente foi falar com a administração do Município e a administração foi bem solícita”, complementa. Fernando destaca que com a abertura do empreendimento – que deve ocorrer nas próximas semanas – a expectativa é aumentar o volume de vendas.

Bruno Bergamaschi (E) e Luiz Fernando Ohlweiler (D), junto com Rômulo Luis Beneton, esperam abrir sua casa de vinhos em breve

Os empreendedores destacam que além da localização no caminho para a Serra Gaúcha, São José do Sul se apresenta como um Município bem organizado e com uma gestão que se dispõe a ajudar novos investidores. “O empreendedor precisa a Administração Pública ao lado para ajudar, porque já basta o nosso sistema tributário e o sistema burocrático do nosso país”, comenta Bruno.

Juli, a prefeita de São José do Sul, ressalta que a cidade está recebendo outros investimentos no setor gastronômico, bem como de outras empresas. Ela ressalta como uma grande conquista a construção, por parte de um empresário local, de um grande prédio para que a maior empresa localizada na cidade fique no Município e também amplie sua produção. A chefe do Executivo ressaltou que nem sempre um Município consegue oferecer as vantagens que outros oferecerem para as empresas, mas que junto com investidores locais foi possível manter a empresa na cidade.

Potencial da cidade exibido na 1ª Gutes Fest
Os 26 anos de São José do Sul serão marcados pela primeira festa municipal da cidade. A 1ª Gutes Fest in São José do Sul acontecerá nos arredores do Centro Administrativo de 21 a 24 de abril. Com entrada gratuita, o evento terá atrações variadas – como desfile das comunidades e carreteada, 5ª Trilha do Ventil, encontro de carros antigos e encontro de motos – ao longo dos quatro dias de programação, sendo que o principal objetivo é valorizar a comunidade local e mostrar o potencial econômico e turístico da cidade.

“Era tempo de termos uma festa oficializada porque através da festa tu acaba divulgando o Município”, destaca Juli. A prefeita reforça que a torcida é por dias com bom clima para atrair o público para as diferentes ações programadas. Juliane comenta, ainda, que, pensando no meio ambiente, o evento contará com um copo personalizado que será vendido para quem participar do evento, assim evitando o uso de copos descartáveis.

Estrutura para a 1ª Gutes Fest está sendo montada junto ao Centro Administrativo

A festa será realizada pelo Grupo de Artes Essência Nativa com apoio da Prefeitura. O patrão do Essência Nativa e integrante da comissão organização, Maycon Henrique Staub, diz que a espera é por um público considerável. “Temos bastantes atrações, bastantes bandas, área kids, temos a trilha (do Ventil) que acontece dentro do evento, temos encontro de carros e encontro de motos”, enumera.
“Estamos tentado fazer da melhor maneira possível”, reforça ao comentar que os últimos preparativos “estão a milhão”. “A gente espera que isso traga notoriedade para São José do Sul”, complementa ao falar da festa.

Parte do sucesso da festa depende de sua divulgação – e essa tem sido intensa. A rainha Mônica Maurer e as princesas Bruna Schütz e Caroline da Rosa Schütz têm trabalhado bastante para atrair visitantes para São José do Sul. “Está sendo uma alegria poder representar o nosso povo e levar para vários outros Municípios e regiões do Rio Grande do Sul o nosso pedacinho de chão”, afirma Mônica. A rainha também crê que a festa terá um grande público nos seus quatro dias. “Tenho certeza que essa primeira edição será inesquecível para todos nós”, diz.

Programação da 1ª GutesFest em São José do Sul
Quinta-feira, dia 21
9h30min – Desfile das comunidades e carreteada
12h30min – Almoço
14h – Torneio de bolão e de pênalti

Sexta-feira, dia 22
9h – Feira do Livro e atividades para crianças
9h – Passeio no Trenzinho do Vale
19h30min – Abertura oficial do evento
20h30min – Show com a banda Hoppus

Sábado, dia 23
9h às 18h – 2ª Encontro de Carros Antigos
9h às 18h – 1ª Encontro de Motos
9h às 18h – Exposição de empresas
9h – Passeio no Trenzinho do Vale
14h30min – Show com a banda Rock de quinta-feira
16h30min – Show com a banda Hatfield
19h30min – Show com Yasmim e Maurício
22h – Show com Joel Carlo
00h00 – Show com DJ Braian

Domingo, dia 24
8h – 5ª Trilha do Ventil*
9h às 18h – Exposição de empresas
9h – Passeio no Trenzinho do Vale
12h – Almoço
14h – Show com a banda Pandora
16h – Show com a banda Geração Atual
18h – Show com a banda Na Parceria
20h – Show com a banda 0800

*Inscrições devem ser feitas antecipadamente pelo site www.trilhainfoco.com.br

Últimas Notícias

Destaques