Libertadores. Tricolor precisa vencer para avançar às semifinais do torneio
Noite mais do que decisiva para o tricolor na busca pelo tricampeonato da América. Depois de empatar sem gols o primeiro jogo no Rio de Janeiro, o Grêmio recebe o Botafogo na Arena nesta quarta-feira e precisa vencer para avançar às semifinais da Libertadores. A partida válida pelo jogo de volta das quartas de final do torneio continental inicia às 21h45min.
Como no Campeonato Brasileiro a distância para o líder Corinthians aumentou ainda mais na última rodada, o tricolor aposta todas as suas fichas na Libertadores da América para conquistar um título nesta temporada. O empate sem gols no jogo de ida faz com que a equipe gaúcha precise vencer por qualquer placar para ir à semi. Um novo empate em 0 a 0 leva a decisão da vaga para os pênaltis. Empate com gols ou vitória do Botafogo dá a vaga para o time carioca.
Mais de 50 mil gremistas deverão comparecer à Arena nesta noite. Além da torcida, o histórico também está do lado do tricolor neste feriado gaúcho. Depois de empatar o jogo de ida fora de casa, o Grêmio nunca foi eliminado da competição continental. Inclusive, nas oitavas de final da Libertadores da América de 1996, o adversário gremista foi o Botafogo. No Rio de Janeiro, empate em 1 a 1. No jogo de volta, no Olímpico, o Grêmio confirmou a vaga ao vencer por 2 a 0.
Para o duelo decisivo desta noite, o Grêmio conta com um retorno confirmado, outro provável e um terceiro possível em relação ao time que iniciou a primeira partida desta eliminatória. Depois de cumprir suspensão no Rio de Janeiro, o volante Michel tem retorno garantido. Recuperado de lesão, o zagueiro Pedro Geromel também deve voltar ao time, por mais que não tenha sido confirmado pelo técnico Renato Portaluppi. O terceiro retorno possível é o de Luan, mas a situação do atacante é mais complicada.
Em recuperação de problema muscular constatado no dia 7 de setembro, Luan apenas correu ao redor do gramado no treinamento de segunda-feira, na primeira vez que esteve em campo após a lesão. Ontem à tarde, no último trabalho antes da partida, o técnico gremista fechou o treino na Arena. Contudo, o atacante está relacionado e tem chances, mesmo que remotas, de iniciar o jogo.
Quem também está confirmado é o lateral-direito Edílson, que reclamou de dores lombares após o empate sem gols na semana passada e ficou de fora da partida contra a Chapecoense no final de semana. Assim, a provável escalação do Grêmio para encarar o Botafogo tem Marcelo Grohe; Edílson, Pedro Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Michel, Arthur, Ramiro, Léo Moura (Luan) e Fernandinho; Lucas Barrios.
Fazendo história na Libertadores deste ano, o Botafogo busca dar mais um passo para conquistar seu primeiro título no torneio. Após deixar cinco campeões da competição continental pelo meio do caminho, o clube carioca quer calar a Arena e ficar a quatro jogos da conquista inédita. Para isso, deve ter duas alterações em relação ao time que iniciou o jogo de ida. De volta após cumprir suspensão, o lateral-esquerdo Victor Luís tem retorno garantido. A outra mudança deve ser feita no meio-campo.
Assim como Renato Portaluppi, o técnico Jair Ventura também faz mistério, mas deve mandar o Botafogo a campo com Gatito Fernández; Arnaldo, Joel Carli, Igor Rabello e Victor Luís; Matheus Fernandes, Rodrigo Lindoso, Bruno Silva e João Paulo; Rodrigo Pimpão e Roger.