Na manhã deste sábado, 21, o G.E. Municipal realizou o lançamento do projeto Olé – Inclusão Através do Esporte, que vai atender mais de 100 jovens atletas montenegrinos. A cerimônia oficial de lançamento ocorreu na sede do clube e contou com a participação de alunos, pais e professores do projeto. Todos os jovens receberam uniforme completo (calção, camiseta e meias), e os goleiros receberam luvas novas.
Coordenador do G.E. Municipal, Alex Gonçalves, o Leleco, destaca que o projeto Olé é um sonho realizado. “Quando começamos, era um sonho. Aos pouquinhos, fomos trabalhando e tornando realidade. Graças a Deus e também graças ao apoio da John Deere, conseguimos realizar parte do sonho. A ideia é, futuramente, fazer com que as crianças cheguem de manhã, tomem um cafezinho, treinem e almocem antes de ir embora”, declara.
“E na parte da tarde também, a ideia é que os alunos cheguem, almocem aqui no clube, treinem e depois tomem um cafezinho da tarde antes de ir para casa. Para tirar as crianças da rua, às vezes eles ficam ociosos quando não há treino. Queremos trazê-los para cá, muitos chegam aqui sem se alimentar e alguns até passam mal no treino. É um custo muito alto, mas vamos em busca disso”, complementa Leleco.
Meninos e meninas, dos sete aos 18 anos de idade, participam do projeto. Os jovens interessados em fazer parte do Olé devem ir ao G.E. Municipal nas segundas, quartas ou sextas, dias em que há treinamento. A participação é gratuita, exceto para os atletas que disputam competições. “A única coisa que pedimos é disciplina. Entrou, fica no projeto, participa dos treinos e vá à escola. Cobramos muito essa presença na escola também”, acrescenta o coordenador.
Monitor do projeto, Marcos Roberto Ribeiro ajuda Leleco há dois anos e enaltece o crescimento da escola nesse período. “Admirava o trabalho dele (Leleco) e vim oferecer ajuda. Faz dois anos que trabalho aqui, voluntariamente. Me sinto realizado, pois sempre gostei de crianças e amo o futebol. Quando cheguei, tinha 30 ou 40 crianças. Agora, com trabalho e dedicação, ter mais de 100 alunos é de arrepiar”, enfatiza.
O trabalho realizado no G.E. Municipal vai muito além das quatro linhas do campo, ressalta Ribeiro. “Estamos trabalhando na educação e na disciplina dos alunos. Futuramente, quem sabe, saia alguns jogadores para a dupla Gre-Nal. Vamos ajudá-los, mas depende muito deles também. Há muitos jovens que sonham com isso e têm potencial para chegar lá”, afirma.
Pai de três alunos do projeto, Valdenir Vargas exalta a importância da iniciativa para o futuro dos jovens. “Atualmente, muitos jovens ficam só dentro de casa, jogando videogame e na internet. O projeto é importante para a melhoria do desenvolvimento das crianças, para eles terem um esporte para praticar”, salienta.
Diretor de Desporto do Município, Tiago Maratá também esteve presente na cerimônia de lançamento do projeto e enalteceu o trabalho realizado no G.E. Municipal. O diretor exaltou o esforço de Leleco para manter o clube ativo e ajudar na formação de muitos jovens montenegrinos.