Jornal reforça sua atuação como partícipe do desenvolvimento do Vale do Caí
Fundado no dia 16 de março de 1983, o Jornal Ibiá está completando 39 anos nesta quarta-feira. Com o compromisso de abastecer a população do Vale do Caí diariamente com informações dos mais variados assuntos, o veículo de comunicação também atua como partícipe do desenvolvimento de Montenegro e região, aproximando-se cada vez mais das comunidades.
Desde o princípio, o Jornal exerce esse papel de estar próximo da comunidade. “Trabalhamos para que o Ibiá não seja apenas um veículo de comunicação. No decorrer destas quase quatro décadas, cada edição teve o propósito de contar a história das cidades através de um viés motivador do desenvolvimento”, ressalta a diretora do Ibiá, Maria Luiza Szulczewski, a Lica.
Ao longo de seus 39 anos, o jornal desenvolveu inúmeras iniciativas em prol das comunidades locais. Neste ano, não será diferente. Com o objetivo de se aproximar ainda mais dos seus leitores, o periódico terá uma série de projetos e novidades durante todo o ano.
De olho no meio ambiente
Olho D’Água é projeto que existe há mais de uma década e tem o intuito de conscientizar a população sobre a importância da preservação e valorização do meio ambiente.
Em 2022, a base do Olho D’Água será o Sala Verde, projeto de valorização dos professores, das escolas e dos estudantes. No início do ano letivo, na reunião com educadores da rede municipal, os professores receberam um convite para participar do projeto. “Precisamos trabalhar para fazer com que a próxima geração tenha mais cuidado com o ambiente”, destaca Lica.
A diretora do Jornal Ibiá frisa que, no último ano, o Olho D’Água teve foco nas ações das empresas da região em relação à preservação do meio ambiente. “Em 2022, invertemos um pouco a ‘lógica’, vamos começar na base. O jornal publicará conteúdos voltados à preservação do ambiente. Além do impresso, o material estará no nosso portal, num hotsite exclusivo, aberto para todos os usuários.”
A primeira edição do Olho D’Água em 2022 será publicada na edição da próxima quarta-feira, dia 23 de março.
Projeto de incentivo à leitura é novidade
Assim como a preservação do meio ambiente, a leitura também deve ser estimulada desde cedo em salas de aula e residências. Ler é uma atividade dinâmica e fundamental, e uma biblioteca não é um mero depósito silencioso de livros. Com o intuito de fomentar a leitura entre as crianças e jovens, o Ibiá está lançando, neste ano, o Prêmio Elita Leipnitz Griebeler – Projetos de Incentivo à Leitura.
A iniciativa é direcionada a educadores do Ensino Fundamental da rede pública e particular de Montenegro e tem o objetivo principal de estimular e divulgar o trabalho de formação de leitores jovens, desenvolvido por professores em ambiente escolar. A prática da leitura deve ser fomentada de forma gradual, e é nesse momento que a escola e os professores assumem um papel essencial. São eles que possuem o conhecimento necessário para dirigir a leitura de forma produtiva, orientando crianças e adolescentes em relação a temas e títulos.
Por isso, eles estão no centro deste projeto, como ferramentas insubstituíveis para atingir os objetivos propostos. “Pelo seu próprio escopo, o jornal tem a função de incentivar essa prática, e sabemos como a leitura de tudo (jornal, revista, livros, etc) é fundamental para o desenvolvimento de qualquer profissional”, enfatiza Lica.
O prêmio homenageia Elita Ilsa Leipnitz Griebeler, que sempre se dedicou com muito amor à educação e aos livros durante sua trajetória.
Conheça Elita Griebeler
Ela nasceu em 1917, no município de São Sebastião do Caí, e foi agraciada com o título de Cidadã Montenegrina em 1988. Como professora primária pública, sua atuação começou em 1938. Dez anos depois, exerceu suas funções em Montenegro, como diretora do Grupo Escolar Adelaide Sá Brito e depois da Escola Delfina Dias Ferraz.
Elita também foi supervisora do Ensino Municipal, aposentando-se em 1969, na época, como professora pública no Ginásio São João Batista. Atuou ainda na área de Língua Portuguesa e Literatura, além de Orientadora de estágio, no colégio São José. No dia 1° de fevereiro de 1973, foi designada como responsável pela Biblioteca Pública de Montenegro, passando, em 1978, a exercer funções como diretora da instituição, cargo ocupado até 30 de abril de 1989. Ela faleceu em 22 de janeiro de 2008, aos 90 anos.
Prevenção é Saúde
Alinhado a sua vocação de veículo comunitário e focado no objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, o Ibiá também desenvolve, neste ano, o projeto Saúde é Prevenção, com o apoio da Clínica Odontobecker.
A iniciativa consiste em um conjunto de ações integradas, utilizando todas as plataformas de comunicação do Ibiá para transmitir à comunidade informações relevantes sobre hábitos saudáveis, que sensibilizem as pessoas para atitudes de prevenção.
Entre março e dezembro deste ano, o projeto vai focar suas ações em 22 datas, que reportam importantes campanhas de prevenção. Inclusive, três delas receberão atenção especial, com ações mais amplas. Duas já estão definidas: 08/08 – Dia Nacional de Combate ao Colesterol; Outubro Rosa – Conscientização e Prevenção ao Câncer de Mama.
“Em relação ao escopo do projeto, o próprio título resume bem: Saúde é prevenção. Então, vamos bater bastante nessa tecla, para alertar a população, com sugestões e dicas para as pessoas evitarem inúmeras doenças. É um projeto denso, que vai até o final do ano, mas é muito interessante e necessário.” Com foco na prevenção e conscientização da população, o projeto será divulgado em todas as plataformas do Ibiá: jornal impresso, hot site no portal (www.jornalibia.com.br), Facebook e Instagram, Rádio Ibiá Web, grupos de WhatsApp, newsletter digital e flyer.
Veja os principais objetivos do projeto
– Alertar para os problemas provocados pelo estilo de vida sedentário;
– Reconhecer que a qualidade de vida está ligada aos bons hábitos de alimentação e exercícios;
– Estimular a adoção, por meio de atitudes cotidianas, de medidas que dificultem o aparecimento de doenças;
– Ampliar os conhecimentos da população, buscando o entendimento sobre a importância da prevenção para manutenção da saúde física e emocional;
– Conscientizar que a saúde deve ser construída, dia a dia, com hábitos saudáveis e ações de prevenção;
– Reforçar que o médico não deve ser procurado somente quando aparecem os sintomas da doença.
Vem aí a 2ª edição do “Mulheres que Brilham”
Após grande repercussão na primeira edição, o Jornal Ibiá vai realizar, pelo segundo ano, o Prêmio Mulheres que Brilham. Com o intuito de destacar e reconhecer mulheres da nossa comunidade que estão no dia a dia, muitas vezes no silêncio, fazendo a diferença nas escolas e universidades, nas entidades sociais, nos órgãos públicos, nas empresas e na sociedade, a iniciativa será ampliada nesta segunda edição.
Em 2021, participaram da primeira fase do concurso 55 lideranças da comunidade. Neste ano, o número de lideranças será maior, diversificando ainda mais as sugestões das mulheres que se destacam.
O prêmio Mulheres que Brilham acontece em três etapas. Na primeira fase, as lideranças indicam mulheres que tenham destaque em vários segmentos. Na segunda etapa, o Jornal Ibiá seleciona os três nomes mais votados em cada setor e abre o concurso para votação popular, através de formulário virtual em todas as plataformas do Jornal Ibiá. Nesta última fase, as mais votadas em cada segmento serão premiadas em cerimônia especial.
“O êxito deste projeto no ano passado nos deixou muito orgulhosos. Valorizou o trabalho dessas mulheres frente a vários segmentos. É um projeto inédito na cidade. Vale destacar que as mulheres eleitas na edição de 2021 vão votar, contribuindo para alcançarmos o objetivo de valorização”, enfatiza Lica.
No final de outubro de 2021, o projeto Mulheres que Brilham foi premiado no 23º Congresso dos Diários do Interior do RS (entidade que engloba os 30 maiores veículos diários do Estado), com o destaque no Prêmio ADI/Fecomércio de Gestão – Cases de Sucesso 2021.
Rádio Ibiá Web em Pareci Novo e Maratá
Criada em outubro de 2020, a Rádio Ibiá Web atua na companhia de muitos ouvintes na hora do almoço. O programa Estúdio Ibiá traz, de segunda a sexta-feira, informação, entrevistas e debates. Com o intuito de aproximar ainda mais o jornal e a rádio da comunidade, nesta semana o programa vai ao ar, pela primeira vez, fora do estúdio fixo.
Nesta quinta-feira, dia 17, o Estúdio Ibiá será transmitido diretamente de Pareci Novo, em comemoração ao aniversário de 30 anos da emancipação do município. Na sexta-feira, dia 18, o mesmo acontece em Maratá, que também comemora os 30 anos de sua emancipação. “Essa também é uma forma do Ibiá, que já está presente em toda a região, aproximar-se ainda mais dos municípios. Acreditamos que, com ações como essa, incentivamos o trabalho regional”, completa Lica.