Em uma cerimônia que teve início às 15hs, o Presidente Jair Bolsonaro – eleito por mais de 57 milhões de brasileiros – tomou posse na tarde dessa terça-feira, 1º de janeiro de 2019. A cerimônia começou com atos no Congresso Nacional, onde depois de assinar o termo de posse, Bolsonaro falou pela primeira vez como Presidente do Brasil.
Ele citou ter a missão de reerguer a Nação, livrando-a de males como a corrupção. “Temos uma oportunidade única de resgatar o nosso país e a esperança de nossos compatriotas. Se tivermos a sabedoria de ouvir a voz do povo, teremos êxito em nossos objetivos. Vamos unir o povo, valorizar as famílias e nossas tradições judaico-cristão. O Brasil voltará a ser um país livre de amarras ideológicas”, disse já empossado.
Não foram divulgados números oficiais do público, mas a área destinada a quem desejava ver Jair Bolsonaro e a esposa Michelle Bolsonaro desfilarem foi tomada por brasileiros, em grande maioria carregando a bandeira nacional. O desfile pela Esplanada dos Ministérios foi no tradicional Rolls-Royce presidencial. O carro foi seguido por seguranças a pé e pelos Dragões da Independência.
Na sequência da cerimônia, ocorrem ainda atos no Palácio do Planalto e no Itamaraty.