Escritor traz mensagens de superação após enfrentar dois AVCs
Superação. Esse é o tema central do terceiro livro lançado pelo poeta montenegrino Rodrigo Gomes dos Santos, 36, o Sorriso. Intitulada “Os Escolhidos”, a obra tem poesias em português e espanhol, tratando de temáticas motivacionais e espirituais. “Eu comecei a escrever poesias na escola, com 12 anos, a pedido da professora. Foi quando eu percebi a facilidade que tinha com as palavras”, conta.
Sorriso cresceu no bairro Cinco de Maio, em uma família humilde. Para ajudar em casa, começou a trabalhar ainda na adolescência, cortando grama e vendendo suas poesias de porta em porta. Apesar das dificuldades enfrentadas, sempre teve como marca o sorriso largo no rosto, o que lhe rendeu o apelido. “Nas casas onde trabalhava, eu sempre declamava poesias de vários poetas, como Mário Quintana. E as pessoas começaram a gostar. Foi então que eu percebi que a poesia tinha que fazer parte da minha vida”, diz.
Além das dificuldades vivenciadas na infância, Sorriso passou por momentos complicados há seis anos, quando enfrentou dois Acidentes Vasculares Cerebrais (AVCs), motivados por problema de hipertensão. “O primeiro AVC me deixou cego, de forma transitória. No segundo, eu fiquei sem falar, também de forma transitória, e com a coordenação motora afetada, de forma permanente”, relata.
Foi após enfrentar as dificuldades de saúde que Sorriso decidiu usar a superação como inspiração em seu trabalho com escritor. “O que me levou a escrever foram as dificuldades da vida. Após os AVCS, coisas que eu gostava de fazer – como correr, ir na academia e dançar – eu não consegui mais fazer. Mas, mesmo com tudo isso, acho que a minha missão é levar alegria pras pessoas e mostrar que é possível deixar tudo aquilo que não agrada de lado”, aponta.
“Anjo e Arcanjo unidos pela paz” foi o primeiro livro lançado pelo poeta montenegrino, há cerca de quatro anos. Na sequência, veio “Nem tanto o céu, nem tanto a terra. Um pouco mais de Deus para nossas vidas”. As duas obras trazem palavras voltadas à espiritualidade, com mensagens de superação, amor e fé. Sorriso define suas poesias como simples e humildes, mas que têm a intenção de tocar e trazer uma mensagem positiva pra quem lê. “São livros simples, mas que trazem bastante conhecimento, principalmente pros jovens. Nas poesias, eu busco mostrar que todos são capazes, que tudo é possível com a força de Deus e com vontade”, conclui.
Em “Os Escolhidos” são 40 poesias, que seguem a mesma temática dos dois primeiros livros. Para publicar a obra, Sorriso contou com a ajuda de fiéis da igreja Evangélica que frequenta e do amigo, o ex-jogador de vôlei Gilson Bernardo. “Eu gosto de escrever sobre a vida, sobre o que eu vejo na rua, sobre o dia a dia. São coisas que as pessoas se identificam. Isso me deixa muito feliz”, afirma Sorriso.
O escritor também já tem projetos para o futuro, está trabalhando no quarto livro, que vai trazer poesias, crônicas e sonetos. “Eu cresci em um lugar muito vulnerável, com muitas dificuldades. Mais tarde passei por problemas de saúde que me deixaram marcas. Mas eu procurei, e ainda procuro lutar todos os dias. Porque é como diz a minha poesia “O Dia”: Saber aproveitar, cabe a cada um determinar. Se deixarmos passar, nunca mais vai voltar”, conclui o poeta.