Futebol de areia. Dos oito finalistas da competição, seis são de Montenegro
Mesmo que Montenegro não tenha nenhum campeonato municipal de futebol de areia, futsal ou futebol de campo, a cidade segue com muitos talentos no esporte mais popular do País. Uma prova disso é o número de times montenegrinos nas finais da Copa Intermunicipal de Futebol de Areia de Maratá, que ocorrem hoje à noite, na quadra do Parque da Oktoberfest. Dos oito finalistas do torneio, seis são de Montenegro.
São quatro categorias que decidem seus campeões nesta sexta-feira. Apenas no Sub-18 não tem times montenegrinos na decisão. A presença maciça dos times da cidade nas finais promete tornar os duelos ainda mais acirrados e emocionantes. No Força Livre, principal categoria da competição, os invictos Tok de Bola/Lotérica Timbaúva/Side Sul e Peludos F.C chegam à decisão famintos pelo título.
Vice-campeão em 2017, o Tok de Bola mudou boa parte do grupo para este ano, mas manteve a força das edições anteriores e se garantiu na final com a melhor campanha da categoria. Depois de ser eliminado nas semifinais em 2015 e 2016, e ficar com o segundo lugar na edição passada, o time treinado por Alexandre Kerber agora quer buscar o título da maior competição de beach soccer da região.
Para isso, o treinador do Tok de Bola sabe que sua equipe não encontrará vida fácil na decisão. “O que tínhamos que fazer já fizemos durante o torneio. Agora, é entrar e jogar, respeitando o adversário. Sei que do outro lado não será diferente. Vamos tentar errar o mínimo possível. Estamos 100% focados”, garante o comandante, orgulhoso por chegar a mais uma decisão do campeonato.
O foco de Alexandre está todo na decisão desta noite. No entanto, o técnico do Tok de Bola não esquece a situação em que se encontra o futebol em Montenegro e mostra indignação com o cenário atual. “Com a força que nosso time tem, pelo segundo ano na decisão, por ser dois times de Montenegro na final, assim como nas finais do Feminino e do Veterano, está na hora de mudar essa situação. Todos os times daqui têm que sair do município para serem reconhecidos, isso é uma vergonha”, frisa.
Do outro lado, o estreante Peludos F.C não surpreende ao chegar na decisão, pois mostrou ter um conjunto forte durante toda a competição e, no futebol sete, é soberano no Grêmio Gaúcho há quatro semestres. Um dos principais destaques da equipe, Júlio César Machado, o Julinho, destaca a motivação do time por chegar a mais uma decisão. “Nosso time pegou gosto por final, espero que tenhamos mais um final feliz”, salienta.
Projetando um duelo bem disputado tecnicamente, Julinho reforça que não é uma surpresa o Peludos na final, mesmo que esteja estreando no torneio em 2018. “Acho que vai ser um grande jogo, decidido no detalhe. São as duas melhores equipes da competição. O time deles é muito forte, todos os jogadores fazem a diferença, temos que estar atentos. “A nossa base está acostumada a chegar em decisões, temos muitos jogadores de qualidade e essa mesma base estava na final do ano passado”, enfatiza.
Julinho citou a disputa do título de 2017 justamente porque atuou pelo Tok de Bola na decisão, ao lado de outros companheiros de Peludos. Na oportunidade, o Parma foi campeão nos pênaltis.
Fênix e Chelsea defendem seus títulos em clássicos locais
Se o campeão do Força Livre será montenegrino, os títulos do Feminino e do Veterano também virão para a Cidade das Artes. Entre a mulherada, Fênix e Fominhas prometem fazer um grande embate, muito estudado por ambos os lados. As duas equipes fizeram o duelo de abertura da competição este ano e o Fênix levou a melhor, vencendo por 2 a 1.
Por ser uma final e por ter perdido para o rival na estreia, o jogo desta sexta é considerado uma revanche pelo lado das Fominhas. Além disso, a equipe busca evitar mais uma conquista do Fênix, que venceu a Copa Intermunicipal em 2017 ao superar o Tok de Bola na decisão.
Não são só as meninas do Fênix que defendem o título hoje à noite. No Veterano, o invicto Chelsea vai em busca de mais um título diante do Genifer Sports/São José, em mais um clássico montenegrino. Na temporada passada, o Chelsea derrotou Capela de Santana na final. A outra decisão desta sexta será entre Da Vila e Porto, pelo Sub-18.
Finais da Copa Intermunicipal – Hoje
19h30min – Fênix x Fominhas – Feminino
20h30min – Da Vila x Porto – Sub-18
21h30min – Chelsea x Genifer Sports/São José – Veterano
22h30min – Tok de Bola x Peludos F.C – Força Livre