Triunfo em casa. Categoria Juvenil superou o Estância Velha nessa quinta-feira
Após duas partidas fora de casa e apenas um ponto somado, a categoria Juvenil do Fera sabia que uma vitória em seu primeiro jogo em casa, contra o Estância Velha, na tarde dessa quinta-feira, 12, seria fundamental. E o primeiro triunfo dos montenegrinos no Campeonato Encosta da Serra veio com boa atuação coletiva e brilho de João Vitor Marcadella, que atuou pelo lado direito do ataque e marcou os dois gols da vitória por 2 a 0. Antes disso, no embate entre Fera e Estância pela categoria Sub-14, os visitantes levaram a melhor: 3 a 0.
A primeira vitória da equipe montenegrina na competição não veio com facilidade. Disputado no campo da Tanac, o duelo foi equilibrado do início ao fim, com poucas chances para ambos os lados, principalmente no primeiro tempo. Na primeira metade, a arbitragem assinalou inúmeras faltas, os times cediam poucos espaços, mas também criavam pouco, e o jogo não fluía.
A primeira boa oportunidade do Fera surgiu aos 15 minutos. João Marcadella tabelou com Daniel Camargo na entrada da área e arriscou, mas não pegou em cheio e a bola saiu ao lado da trave. O Estância apostou nas bolas longas, mas a defesa montenegrina estava intransponível. Aos 30, Willian Lopes finalizou de muito longe, o goleiro do Estância não segurou e João Marcadella, atento, aproveitou o rebote e deu um toque sutil por cima do arqueiro para abrir o placar para o Fera.
O confronto seguia equilibrado, mas o Fera mostrava mais qualidade técnica e, aos poucos, foi tendo mais espaço na intermediária de ataque. Aos 20 minutos do segundo tempo, João Marcadella balançou as redes mais uma vez e confirmou a vitória do Fera, a primeira do time montenegrino no Campeonato Encosta da Serra. Com o resultado, a equipe Juvenil chegou a quatro pontos ganhos em três jogos disputados.
“A vitória ajuda sempre. É um começo de trabalho, retornando em meio à pandemia, alguns atletas estão chegando, outros voltando. Sábado já temos outro jogo, vamos lá”, declara Eduardo Vercelhese, o Da Páscoa, dirigente do Fera.
No primeiro jogo da tarde, os visitantes foram mais felizes. A categoria Sub-14 do Estância Velha controlou o primeiro tempo e abriu o placar logo aos sete minutos. O atacante Guilherme Alberto aproveitou uma sobra na grande área e chutou forte. O goleiro até conseguiu desviar, mas não impediu o gol. Até a metade da etapa inicial, o Fera pouco incomodou a defesa rival.
Aos 23, a primeira boa chance dos montenegrinos. Após escanteio cobrado a meia altura pela direita, a zaga não afastou e a bola ficou viva na pequena área, mas ninguém apareceu para empurrar para o gol. Três minutos mais tarde, o Fera teve nova oportunidade, dessa vez em falta frontal. Na cobrança, o canhoto Michel dos Santos buscou o ângulo, mas a bola saiu ao lado do travessão.
No último lance da primeira etapa, aos 30 minutos, Micael Klauck, do Estância, ganhou disputa na entrada da área e arriscou. A bola foi no canto direito e o goleiro Joaquim Horn não pode fazer nada.
Em desvantagem no placar, o Fera não teve escolha no segundo tempo e partiu para o ataque. Aos três minutos, João “Hulk” recebeu no ataque, invadiu a área e chutou, mas o goleiro defendeu sem dar rebote. Aos 14, mais uma chance dos locais. Michel cobrou escanteio e dois atletas foram na bola para cabecear, mas se atrapalharam e a finalização foi para o lado. O lance ilustrou a tarde da garotada, em que nada deu certo.
Aos 32, Matheus Dambrós aproveitou cruzamento da esquerda e completou para o fundo do gol, marcando o terceiro dos visitantes e fechando o placar.
Fera volta a campo no sábado
A gurizada do Fera terá pouco tempo para descansar. O próximo desafio da equipe montenegrina pelo Encosta da Serra é neste sábado, contra o Americano, novamente em Montenegro. Dessa vez, os jogos acontecerão no campo do Riograndense, e quatro categorias vão a campo. Às 9h, a Sub-12 do Fera entra em ação. Uma hora mais tarde, a equipe local encara o Americano pela Sub-11.
Na sequência, às 11h, a categoria Sub-14 vai em busca da recuperação imediata e da primeira vitória na competição, mas sabe que terá um adversário complicado pela frente. No começo da tarde, às 13h30min, a equipe Juvenil do Fera enfrenta o Americano e busca o segundo triunfo seguido no torneio, para embalar e subir na tabela de classificação.
Também no sábado, três amistosos entre núcleos do Fera acontecem no campo da Tanac. Às 14h, as equipes de Salvador do Sul e Montenegro duelam pela categoria 2008. Logo depois, às 14h45min, o amistoso será pela categoria 2011. Por fim, às 15h30min, Fera Salvador e Fera Montenegro medem forças com a garotada nascida entre 2015 e 2016.