Com apoio de projeto, comunidade revitaliza Associação do Industrial

A tarde de sábado, 3, está sendo de muito trabalho na Associação Comunitária do Bairro Industrial, em Montenegro. Vinte moradores estão revitalizando o espaço graças ao projeto Semeando o futuro, desenvolvido pela Fundação Jonh Deere e Global Communities Brasil. O pessoal vai realizar a pintura interna e externa do espaço, troca da tela, de uma porta interna e do granito do banheiro, além do serviço de jardinagem.

A ação é financiada pelas instituições e a contrapartida do pessoal é o trabalho. Muitos também costumam levar ferramentas e algum material para contribuir ainda mais com o serviço. A Prefeitura também é parceria, disponibilizando auxílio, como uso de caminhões para a retirada de entulhos, por exemplo. O projeto também é realizado nos bairros Senai, Estação, Zootecnia, e localidade de Fortaleza, todos em Montenegro, além do Polo, em Triunfo. Em cada um é montado núcleos de cinco a sete pessoas. Elas precisam participar de uma capacitação.

Com duração de 18 meses, o Semeando o futuro tem o objetivo de estimular a capacidade das comunidades e instituições locais para a busca de melhorias das condições socioeconômicas. O projeto atua em três pilares desenvolvimento comunitário, voluntariado e terceiro setor. “É uma forma da comunidade se envolver, tomar conta do que é dela. Assim, ela valoriza e cuida mais do espaço. Nós não damos o peixe, ensinamos a pescar’”, comenta a coordenadora regional da Global Communities em Montenegro, Naja Souza.  

O serviço feito em Montenegro foi divido em cinco equipes. Chamou a atenção da reportagem o bom humor no local, todos trabalhavam felizes. Duas mulheres fizeram graça com repórter e posaram para fotos. “É muito gratificante. Vai ter outra aparência, uma melhoria na área de lazer de toda a nossa comunidade”, aponta a secretária da Associação, Luciana Oliveira, 45 anos. No intervalo do almoço, confraternizaram em um “salchipão”, o famoso salsichão assado com pão. O espaço é utilizado para reuniões, festas beneficentes e também pode ser alugado por moradores

 

Últimas Notícias

Destaques