Clássico continental: Gre-Nal pode ser divisor de águas

Libertadores. Clubes adotam mistério antes do duelo decisivo desta quarta

Depois de 195 dias, Inter e Grêmio têm uma nova oportunidade para protagonizar um grande clássico pela Libertadores da América. O primeiro Gre-Nal pela competição continental, realizado no dia 12 de março, na Arena, estava sendo bem disputado até os minutos finais, quando uma briga generalizada manchou a história daquele duelo, que terminou empatado sem gols. Nesta quarta-feira, às 21h30min, no Beira-Rio, o clássico 427 oferece ingredientes de sobra para ser considerado decisivo e pode ser um divisor de águas para ambos os clubes.

Líder do grupo E da Libertadores, com 7 pontos em três rodadas, o Inter pode encaminhar muito bem sua classificação para as oitavas de final em caso de vitória no Gre-Nal. Além disso, o colorado busca encerrar um jejum de nove clássicos sem vencer o maior rival e, consequentemente, dar fim à seca de mais de um ano sem marcar gol no Grêmio.

Por outro lado, o tricolor quer vencer o clássico para se recuperar na competição e ficar em situação confortável na tabela, já que foi derrotado pela Universidad Católica na rodada anterior e estacionou nos quatro pontos. Um resultado positivo no Beira-Rio também significará a manutenção da invencibilidade gremista sobre o rival, que chegará a 10 jogos se o Grêmio não for derrotado nesta quarta.

Os dois maiores rivais passam por momentos de instabilidade na temporada. Apesar de liderar o grupo na Libertadores e ser o vice-líder do Campeonato Brasileiro, o Inter não vem repetindo as boas atuações do período pré-pandemia e tem sofrido com os desfalques. Já o Grêmio ainda não retomou o bom futebol desde a saída de Everton para o Benfica e também teve o desfalque de vários titulares nos últimos jogos.

Os mais antigos dizem que Gre-Nal é jogo para “arrumar a casa”. Para o time vencedor, é claro. Se por um lado o técnico argentino Eduardo Coudet já admitiu publicamente seu incômodo por ainda não ter vencido um clássico, por outro, o ídolo gremista Renato Portaluppi, que sustenta um ótimo retrospecto em clássicos, enfrenta o pior momento na atual passagem pelo clube, que completou quatro anos na última semana.

Como é tradição antes de um Gre-Nal, os dois treinadores adotaram mistério em relação às escalações. Moisés e Edenílson (suspensos), Guerrero, Marcos Guilherme e Peglow (lesionados) são desfalques certos do lado colorado. Além deles, Patrick e Johnny foram substituídos com problemas musculares no último sábado e também devem ficar de fora do clássico. A provável escalação do Inter para o Gre-Nal 427 tem Marcelo Lomba; Saravia, Zé Gabriel, Victor Cuesta e Uendel; Lindoso, Boschilia, Nonato e Praxedes (Musto); Thiago Galhardo e Abel Hernandez.

Do lado gremista, Paulo Miranda e David Braz estão suspensos, enquanto Maicon está no departamento médico. Geromel e Jean Pyerre ainda têm presença incerta no Gre-Nal. Em contrapartida, Kannemann e Pepê, recuperados de lesão, estão à disposição de Renato Portaluppi. O provável time do Grêmio para o clássico desta quarta-feira tem Vanderlei; Victor Ferraz, Rodrigues (Geromel), Kannemann e Bruno Cortez; Lucas Silva, Darlan, Matheus Henrique, Alisson e Pepê (Robinho); Diego Souza.
O árbitro argentino Patrício Loustau apita o clássico. Ele será auxiliado pelos compatriotas Ezequiel Brailovsky e Diego Bonfa.

Boschilia tem presença garantida no desfalcado meio-campo colorado para o clássico desta quarta. Foto: Ricardo Duarte / divulgação Inter

Últimas Notícias

Destaques