Duzentos e oito cv de potência. Torque de 26,5 kgfm. Rodas de 18 polegadas. Câmbio manual de seis marchas. Duas portas. Sistema de suspensão e freios de alto desempenho. Carroceria de elevada rigidez. Motor turbinado com injeção direta de gasolina. Iluminação do quadro de instrumentos em tom vermelho. Bancos esportivos. O Civic Si desembarca em abril para olhar olho no olho principalmente do Golf GTI. Tamanha ferocidade vai custar bem caro: os preços ficarão na casa dos R$ 160 mil.
Conforme a Honda, o cupê proporciona experiência de pilotagem esportiva graças ao comportamento dinâmico e performance únicos. Para proporcionar a máxima sensação de controle, ele vem com transmissão manual caracterizada por engates precisos e curtos.
O novo Civic Si será oferecido na versão cupê de duas portas. Vem recheado de soluções voltadas para a performance, como suspensão adaptativa com dois modos de operação, direção direta com relação variável, freios, rodas e pneus focados em performance, além de interior e design arrojados.
“O Civic Si é o primeiro Si turbo e estabelece um novo patamar em termos de agilidade e de direção precisa”, observa o presidente da Honda Automóveis do Brasil, Issao Mizoguchi. “Trata-se de um modelo que já tem uma tradição no Brasil e que possui uma legião de entusiastas apaixonados pela performance e pelo design esportivo que ele entrega. Essa nova geração eleva essas qualidades a um novo patamar e é muito aguardada pelos fãs brasileiros”, comenta.
O Civic Si será vendido no Brasil em versão única. Cupê de duas portas, ele vem com quatro opções de cores: branco, preto, azul e vermelho. O modelo tem três anos de garantia, sem limite de quilometragem e estará disponível em todas concessionárias Honda.
Um carro de alta performance
O Civic Si é equipado com motor 1.5 turbo de alta performance e torque, com injeção direta e duplo comando de válvulas variáveis no cabeçote — tecnologia que minimiza o gás residual nos cilindros, melhorando significativamente a performance e quatro cilindros. Combinado ao câmbio manual, o powertrain proporciona uma direção empolgante, com torque forte durante toda a faixa de rotação do motor. Ele gera 208 cv de potência aos 5.700 rpm, enquanto o torque de 26,5 kgfm aparece aos 2.100 rpm.
A versão Si é mais leve que a antiga geração e traz carroceria mais rígida, incluindo componentes de chassi e de direção aprimorados. Essas melhorias incluem direção elétrica de duplo pinhão adaptativa com relação variável, suspensão com acerto esportivo, amortecedores adaptativos e diferencial com deslizamento limitado. Para reforçar a estabilidade da fera, os discos de freio têm 12,3 polegadas na dianteira e os pneus, largos, vêm na medida 235/40, de 18 polegadas.
Em complemento aos amortecedores adaptativos, a suspensão recebeu molas mais firmes, barras estabilizadoras mais rígidas (30% a mais na dianteira e 60% a mais na traseira), buchas sólidas na dianteira e traseira, além de braços de controle ultra rígidos na traseira, que são elementos oriundos do Civic Type R.
Segundo a Honda, o objetivo das mudanças é oferecer uma experiência de condução “mais conectada”, ou seja, a ideia é que o motorista perceba com mais precisão todo o feedback do piso, permitindo explorar todos os limites do Si com o máximo de segurança e confiança.
Decida entre esportividade e conforto
Conforto ou esportividade? Você é quem manda. Pela primeira vez, o Civic Si traz aprimoramento de condução que aumenta a dinâmica no modo esportivo e também permite conforto no uso diário. A tecla Sport, localizada no console, permite escolher entre dois ajustes de rodagem, que alteram parâmetros de suspensão, acelerador e assistência de direção. Com o Sport desativado, os amortecedores se suavizam, a assistência da direção é aprimorada e o acelerador opera de forma menos direta. Se a função for acionada, os amortecedores trabalham com mais carga, enquanto a resposta de acelerador fica mais direta e a direção tem a sua assistência reduzida.
Para ampliar a sensação de esportividade, o Si traz dianteira agressiva com grade frontal preta e largas tomadas de ar. No Brasil, ele agrega como diferencial os faróis full LED, que ampliam a luminosidade e a sofisticação. Na traseira, o cupê mantém a assinatura de design do modelo, com o elevado aerofólio traseiro e acrescenta elementos como a barra de LED horizontal. Também chama a atenção o escapamento central com formato poligonal e acabamento cromado.
O interior realça o caráter esportivo e traz bancos dianteiros em concha, com costuras vermelhas (inclusive nas portas, volante e câmbio) e logotipos da versão. Outros detalhes do interior são a iluminação vermelha do painel em TFT de sete polegadas e dos comandos internos, os pedais em alumínio e o friso do painel de instrumentos com acabamento Dry Metal Carbon.
Equipamentos
— Alerta de permanência na faixa de rodagem
— Navegador GPS
— Entrada sem chave
— Partida por botão
— Teto solar elétrico
— Freio de estacionamento eletrônico
— Travamento das portas por distância
— Ar condicionado digital de duas zonas
— Multimídia de sete polegadas sensível ao toque e compatível com os aplicativos Apple CarPlay e Android Auto
— Sistema de áudio de 452 watts com 10 alto-falantes