Cinco são presos em operação contra crimes ambientais

O Pelotão Ambiental de Montenegro (Patram) desencadeou, nessa quarta e quinta-feira,30, uma operação de combate aos crimes ambientais contra a fauna. As ações ocorreram nas cidades de Montenegro e Brochier, no Vale do Caí, e Estrela, no Vale do Taquari.

Durante as ações, cinco pessoas foram presas com base no Art. 29  da Lei dos Crimes Ambientais – capturar e manter em cativeiro espécimes da fauna silvestre -. Além disso, foi constatado crime de Maus Tratos. Aves estavam aprisionadas sem água, com comida contaminada pelas próprias fezes e, em um dos locais vistoriados foi encontrada uma ave morta em uma gaiola, sem comida e sem água.

Foram apreendidas 25 aves silvestres. “Algumas destas aves, por apresentarem comportamento asselvajado, e sinais de captura recente, foram reinseridas ao seu habitat natural. Já as outras serão encaminhadas ao CETAS do IBAMA, onde passarão por tratamento e processo de readaptação, para que adquiram condições de serem reinseridas na natureza”, relata o comandante da Patram, tenente Luís Fernando da Silva.

Conforme o tenente, os presos assinaram Termo Circunstanciado e responderão em liberdade. “Serão responsabilizados criminalmente e na esfera administrativa, com previsão de multa no valor de R$ 500,00, por ave silvestre apreendida, e em caso de espécie ameaçada de extinção, o valor aumenta para R$ 5 mil por ave”, acrescenta o comandante.

Luís Fernando destaca que casos como esses podem ser denunciados de forma anônima pelos telefones 51 3649 9558 e através do WhatsApp 51 9 8599 9005.

Últimas Notícias

Destaques