Atuallizado: Ciclone extratropical causa série de prejuízos na região

Os efeitos do ciclone extratropical que se formou na costa do Rio Grande do Sul estão sendo observados nas cidades da região desde a noite de quinta-feira, dia 15. A chuva e os fortes ventos que persistiram durante a madrugada causam não apenas alagamentos e queda de árvores, mas uma séries de prejuízos em diversas cidades da região.

Montenegro

Segundo os Bombeiros Militares, há registro de quedas de diversas árvores. A rua José Luiz, no bairro Industrial, altura da 1ª DP está totalmente bloqueada, inclusive para pedestres. Uma árvore caída bloqueia o trânsito. Também houve queda de árvore na rua Assis Brasil, no Centro. No bairro Ferroviário, uma árvore caiu sobre um carro que estava no pátio de uma residência. Há, ainda, registro de uma árvore caída no quilômetro 33 da ERS-124, na localidade de Pesqueiro.

temporal em Montenegro dia 16 de juno 2023
José Luiz está fechada para veículos e pessoas devido a fios de luz caídos

De acordo com a Defesa Civil de Montenegro, houve o destelhamento de uma residência no bairro Panorama. Há, ainda, registro de alagamentos em diversos pontos da cidade. No entanto, não foi feita remoção de nenhuma família.

Chefe da Defesa Civil em Montenegro, Carlos Roberto Ferrão Martins, destaca que também vem acompanhando o nível do Rio Caí. Da noite de quinta-feira até as 6h desta sexta-feira, dia 16, o nível do rio havia subido três metros. De acordo com o sistema de monitoramento CPRM, a cota em Montenegro é de atenção. Em São Sebastião do Caí, já foi atingida a conta de inundação.

No Loteamento Lindomar, no bairro Aeroclube, equipes da secretaria municipal de Habitação, Desenvolvimento Social e Cidadania, da secretaria municipal de Viação e Serviços Urbanos e da Defesa Civil constataram, na madrugada, a possibilidade de a água do córrego aos fundos do loteamento invadir residências. Diante disso, foram abertas valas de escoamento. Mesmo assim, algumas casas foram invadidas pela água.

Atenção:

As unidades básicas de saúde (UBS) dos bairros Santo Antônio e Centenário não abrirão nesta sexta-feira, dia 16. Segundo informou a Prefeitura, o vento e a chuva da madrugada causaram alagamentos nos prédios. A equipe da Secretaria da Saúde fará limpeza e avaliação de danos para definir a reabertura. Quem precisar de atendimento deve se dirigir preferencialmente ao Plantão 24h da Secretaria da Saúde, na Timbaúva.

Os responsáveis pelo setor pedem que os serviços sejam procurados somente em caso de grande necessidade. As consultas marcadas para hoje estão sendo reagendadas. Uma equipe fará limpeza e avaliação de danos para definir a reabertura.

Em caso de necessidade, é possível contatar a Defesa Civil pelo telefone (51) 9 9459-4755 ou o Corpo de Bombeiros de Montenegro pelo telefone 3632-2333. Quem precisar de auxílio como roupas, cobertores e alimentos deve ligar para o telefone (51) 9 9654-5346.

Maratá

Em Maratá, a cheia do arroio Maratá fez com que o Serviço Civil e Auxiliar de Bombeiro (SCAB) de Maratá realizasse a remoção de uma idosa que ficou ilhada por volta das 2h desta sexta-feira. Além disso, o grupo realiza o acompanhamento da situação de pessoas que ficaram ilhadas no Centro e também nas proximidades da cascata Vitória.

Por conta da enchente, o Colégio Estadual Engenheiro Paulo Chaves cancelou as aulas desta sexta-feira. A rede municipal de ensino teve suas aulas da manhã suspensas.

Em caso de necessidade, é possível acionar o SCAB pelo telefone (51) 9 9805-8667.

Brochier

O Corpo de Bombeiros Militar de Montenegro e o SCAB de Maratá realizaram, por volta das 4h, a remoção de uma mulher e seus filhos da residência onde eles estavam no Centro de Brochier. O salvamento ocorreu por conta da cheia do arroio Brochier. A família foi encaminhada para a residência de familiares.

As fortes chuvas e vento também fizeram com que fossem suspensas as aulas da rede municipal de ensino e da rede estadual de ensino na manhã desta sexta-feira.

Pareci Novo

Houve queda de uma árvore no quilômetro 13 da ERS-124, próximo do pórtico de acesso ao Centro de Pareci Novo. A guarnição do Corpo de Bombeiros Militar de Taquari, que foi acionada para auxiliar os bombeiros montenegrino, realizou o corte da árvore e liberação da via.

De acordo com a Prefeitura, há registros de alagamentos e deslizamentos de terra, bem como queda de árvores e danos na rede elétrica.

Salvador do Sul

No quilômetro 260 da BR-470, próximo da empresa Naturovos, o trânsito está em meia pista, no sistema siga e pare. Houve queda de barreira no local, que chegou a bloquear totalmente o trânsito durante a madrugada.

Tupandi

Duas mulheres ficaram presas em um carro por volta das 22h de quinta-feira, dia 15, ao tentar atravessar uma ponte, próximo da divisa com Harmonia, e ter o veículo arrastado pela força da água. O Corpo de Bombeiros Militar de Montenegro, o Corpo de Bombeiros Voluntários de Harmonia e também a Prefeitura de Tupandi estiveram no local e conseguiram fazer o resgate das mulheres.

Últimas Notícias

Destaques