Ação de limpeza e plantio de mudas nas proximidades do Rio Caí encerram a Semana Municipal da Água
As integrantes do grupo Maturidade Ativa, do Sesc, não se deixaram abater pela chuva e garantiram o plantio de mudas e a retirada de alguns sacos de lixo na orla do Cais do Porto das Laranjeiras, na manhã desta sexta-feira. Embora prejudicado pelas condições do tempo, o mutirão, que finalizou as ações da Semana Municipal da Água, foi mantido.
Com predominância de mulheres, algumas com capas, outras com guarda-chuva, elas fizeram um breve alongamento em um dos quiosques da beira do rio e partiram caminhando até uma área próxima para o plantio de mudas de árvores. Ao mesmo tempo recolheram plásticos, garrafas, pneus, entre outros objetos que são descartados de forma incorreta.
A aposentada Mara Beatriz Müller da Silva, 58 anos, salientou a importância em participar dessas iniciativas para promover a conscientização ambiental. Ela usou uma capa de chuva para se proteger e era uma das mais animadas. Mara acrescentou que em casa também têm preocupação com o uso racional de água e sente orgulho do neto, Pedro, 6 anos, que já demonstra o mesmo cuidado. “Outro dia, ele veio me contar que já tinha escovado os dentes e com a torneira fechada”, observa. Ela lembra que essas atitudes do dia a dia fazem a diferença.
O aposentado Ronaldo Lazzarotto, 63 anos, também integra o grupo e participou da atividade. Ele lembrou uma viagem a Bagé, quando seus filhos, Roberto e Eduardo, ainda eram crianças, com 8 e 5 anos, respectivamente, e parou o carro para que os meninos encontrassem um papel de bala que jogaram na rodovia. Os garotos tinham sido alertados para não jogarem. “Eu avisei, mas eles acharam que eu não ia ver, ou não ia parar”, recorda.
Diante da negativa do pai em seguir viagem, os meninos continuaram as buscas e acabaram pegando outro papel de bala encontrado na rodovia. Lazzarotto afirma que a história ainda é lembrada pelos filhos. “Eduardo mora em Londres, onde a consciência ecológica e muito grande, e sempre que tem oportunidade conta essa história”, afirma.
O agente de cultura e lazer do Sesc, Eduardo Azeredo, acrescenta que a participação no mutirão de limpeza é também uma tarefa da gincana que vem sendo realizada pelo Sesc alusiva ao mês do idoso. “Embora a chuva, o grupo veio participar”, salienta. A assessora da secretaria municipal do Meio Ambiente, Joana Mara dos Santos, agradeceu muito o empenho do Maturidade Ativa. Na sua avaliação, a Semana Municipal da Água cumpriu seu objetivo de conscientização sobre a preservação do meio ambiente e principalmente dos recursos hídricos.
Pela manhã, o grupo plantou 10 mudas de árvores em uma área próxima de onde havia o antigo Frigorífico Renner. No local encontraram muito lixo, que foi recolhido. Outras 40 mudas de árvores foram plantadas por servidores municipais na beira da estrada que dá acesso ao Balneário Municipal Afonso Kunrath, o Baixio.