Chocolate faz bem, desde que consumido em quantidades moderadas. Os principais nutrientes existentes dentro do grão de cacau são: gorduras, carboidratos, proteínas, fibras e minerais. Mas o que o torna realmente benéfico para a nossa saúde são seus princípios bioativos. Confira abaixo os pontos positivos:
1. Bem-estar
A sensação de bem-estar causada pelo chocolate encontra respaldo na ação da endorfina e da dopamina, relacionadas ao relaxamento.
2. Fluxo arterial
O chocolate amargo melhora o fluxo arterial e faz bem à saúde cardiovascular, por diminuir a tendência de coagulação das plaquetas e de obstrução dos vasos sanguíneos.
3. Saúde do coração
O chocolate tem efeitos benéficos para o coração. A versão amarga (rica em cacau) inibe uma enzima no organismo conhecida por elevar a pressão arterial.
4. Saúde cerebral
O chocolate amargo pode reduzir os danos cerebrais após um acidente vascular cerebral.
5. Na gravidez
Chocolate durante gravidez pode ajudar a prevenir a pré-eclâmpsia (hipertensão). Mulheres que saboreiam a delícia ao menos cinco vezes por semana estão 40% menos propensas a desenvolver o problema do que aquelas que não consomem.
6. Ataques cardíacos
Pessoas que sobreviveram a ataques cardíacos e comem chocolate podem reduzir o risco de morrer por problemas do coração. Saborear o produto duas vezes por semana resultou em 66% menos chances de morrer de doença cardíaca e uma vez por semana reduziu o risco quase pela metade.
7. Dores
Ingerir chocolate pode aliviar dores. A distração de comer ou beber por prazer atuaria como um analgésico natural.
8. Beleza
O chocolate é um aliado da beleza também. Está presente em banhos de ofurô, massagens, máscaras e outros cosméticos.
9. Desgaste físico
Leite com chocolate é a melhor bebida para se recuperar da atividade física. Os benefícios estariam na quantidade de carboidratos e proteínas da mistura.