Cheia recua e entulhos aparecem pelo caminho

Resíduos, lixos e móveis ficaram espalhados em vários pontos

Desde as 7h da manhã de terça-feira, 18, o Rio Caí começou a recuar lentamente em Montenegro, assim como em São Sebastião do Caí. Chama à atenção a grande quantidade de lixo e móveis atingidos que ficaram pelo rastro de destruição, ainda que desta vez menor do que nas últimas cheias. Muitos entulhos ainda não tinham sido recolhidos na cidade, por isso, além dos estragos desta enchente, foram arrastados os resíduos de maio.

Das 12h às 14h, o nível recuou 7 cm, passando de 7,53m para 7,46m na cidade. Já das 14h às 16h, o nível desceu 12 cm, chegando a 7,34m. Durante todo o dia, houve efetivo reforçado da Força de Resposta Rápida de São Leopoldo e auxílio da Força Nacional em Montenegro.

Força Nacional fez parte do reforço de atendimento à vítimas da enchente em Montenegro

Cerca de 200 desabrigados foram acolhidos na Casa de Retiros São José, ginásio do SESC e na Casa de passagem Renascer até o fechamento desta edição. Além disso, 54 animais também estão abrigados durante esta enchente, sem contar com os 42 que já estão sob responsabilidade do Município desde as cheias de maio que, após resgatados, não foram procurados pelos tutores. No total, são 96 animais.

A orientação da Defesa Civil é que os moradores das regiões mais baixas saiam de suas casas e busquem um local seguro. Se necessitar de ajuda, ligue 193.

Climatempo prevê chuva para a região
De acordo com o instituto de climatologia Climatempo, ainda nesta quarta-feira, 19, no centro-norte e noroeste do Rio Grande do Sul, os acumulados de chuva podem variar entre 200 mm e 300 mm. O Vale do Caí está incluído nesta previsão, assim como a área metropolitana de Porto Alegre e os Vales do Sinos e Jacuí, além de trechos da Serra e planalto. Hoje, a instabilidade persistirá em todo o estado. O dia será de céu encoberto, com chance de chuva a qualquer momento, de maneira forte e volumosa. Temporais são esperados, acompanhados de fortes rajadas de vento. Já na quinta-feira, 20, o céu deve se manter fechado na região do Vale, com possibilidade de chuva a qualquer momento.

Até o fechamento desta edição, ainda havia dúvidas e especulações sobre o Rio voltar a subir com a previsão de chuvas para a região.

Alguns moradores já iniciaram limpeza em frente as suas residências e estabelecimentos

Emissão de atestados
A Administração Municipal de Montenegro criou um formulário online para emissão de atestados às pessoas que estão tendo que faltar ao trabalho por causa da enchente desta semana. Basta acessar o link abaixo e preencher as informações, indicando o CEP do endereço, e imprimir o documento. Quem preferir o modelo presencial de atendimento deve procurar a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, na rua Capitão Porfírio, ao lado do estacionamento do Supermercado Imec, ou a própria Prefeitura Municipal na rua Ramiro Barcelos, no horário de expediente, das 8h às 12h e das 13h30min às 16h30min. A opção pelo formulário online é uma alternativa para que as pessoas não precisem perder tempo indo até as repartições públicas para obtenção do documento.

Grande parte da rua Menino Deus, no Ferroviário, foi novamente coberta de água

Últimas Notícias

Destaques