Cheia do rio já resultou na remoção de 16 famílias em São Sebastião do Caí

De uma situação de estiagem para outra completamente oposta, é essa a realidade que o Vale do Caí vive em razão das chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde segunda-feira, dia 29 de junho. Por causa da cheia do Rio Caí, a Prefeitura de São Sebastião do Caí promoveu na noite de terça-feira, dia 30 de junho, a remoção de 16 famílias ribeirinhas. Elas foram levadas para o Centro Integrado Navegantes. Lá, as 73 pessoas tiveram suas temperaturas medidas em razão do novo coronavírus e também receberam kits de luvas e álcool em gel, bem como a orientação para manter o distanciamento social.

Segundo boletim divulgado pela Prefeitura de São Sebastião do Caí, o rio chegou, às 6h, ao patamar de 11,90 metros e segue subindo lentamente. De acordo com o Sistema de Alertas de Eventos Críticos (SACE), a cota de inundação no Município é de 10 metros, nível que foi atingido às 20h45min de terça-feira. Em Montenegro, o sistema, em atualização das 7h30min, aponta que o nível do rio está em 5,79 metros. A cota de inundação na Cidade das Artes é seis metros.

Uma projeção do SACE lançada na noite de ontem previa que por volta das 8h desta quarta-feira, dia 1º de julho, o Rio Caí provavelmente atingiria 6,54 metros em Montenegro. No entanto, o coordenador da Defesa Civil Municipal, Elton Santos da Silva, destaca que, pela observação realizada pelo órgão, tal nível só será atingido mais tarde no dia de hoje. Ele salienta que, até as 8h desta quarta-feira, nenhuma família montenegrina havia sido removida em razão da cheia. De acordo com Elton, tão pouco houve chamados por danos causados pelos fortes ventos que atingem todo o Rio Grande do Sul.

Em novo boletim extraordinário de monitoramento de dados na bacia do Rio Caí divulgado pelo SACE na manhã desta quarta-feira previa que às 18h de hoje o Rio Caí, provavelmente, estaria na marca de 6,24 metros. A previsão aponta que em São Sebastião do Caí o pico da cheia ocorre durante a manhã de hoje, com o curso d’água atingindo 11,85 metros. A partir do meio-dia o nível deve começar a baixar lentamente. A probabilidade é de que na madrugada de quinta-feira, dia 2, o rio esteja a 11,28 metros em São Sebastião do Caí. O índice ainda é acima da cota de inundação da cidade.

Últimas Notícias

Destaques