O tradicional Chá das Cinco foi ainda mais especial este ano. A 9ª edição do evento, promovido em prol do Abrigo Menino Jesus de Praga, aconteceu na casa das patroneses. Elas buscaram seus kits individuais no Clube do Comércio e degustaram junto às famílias e algumas poucas convidadas. E ao chegar ao Clube, foram recepcionadas com música, além dos cuidados de prevenção à Covid-19.
A diretora executiva da Sociedade Beneficente Espiritualista, Josenia Flores Cruz; a Presidente Maria Soledad Vidal Rodrigues e a coordenadora do evento, Marinice Dhein, concordam que a expectativa foi alcançada com os 550 kits vendidos. “Foi um desafio surpreendente. Nós tínhamos receio, mas deu tudo certo”, avaliam. “A comunidade é sempre muito sensível à causa do Abrigo e sempre atende nossas expectativas”, complementam.
O valor arrecadado será revertido para a aquisição de placas de energia fotovoltaicas para o Abrigo Menino Jesus de Praga, o que contribuirá para a redução nos gastos com energia.
O sol baiano no RS
Mesmo com as nuvens encobrindo o céu montenegrino e a chuva caindo durante todo o sábado, o sol brilhou em um ponto do bairro Santa Antonio. Na casa da professora Cláudia Escobar Hendges o tema foi a Bahia. Com decoração caprichada desde a porta de entrada, muito carinho e mimos ao final, três mesas foram montadas para que as convidadas pudessem manter o distanciamento. A mãe de Claudia, Suzy Machado, 78, é a patronese, mas o evento foi na casa da filha por ter mais espaço.
Amante declara de viagens, Suzy conta que os temas de suas mesas sempre são pensados com muito carinho. “Eu quis fazer sobre a Bahia porque eu amo a Bahia. Tudo o que acontece lá eu fico sabendo”, revela. “Mas eu já fiz sobre a Amazônia, sobre a África, sobre etnias”, exemplifica. “E já estou pensando no tema do ano que vem”.
Sobre a atividade em casa, ela revela que preferiria poder confraternizar com as demais patroneses, mas garante estar feliz em poder ter espaço para receber algumas pessoas. “Nosso propósito principal é ajudar o Abrigo”, ressalta.