Censo começa na próxima segunda-feira, 1º de agosto

Moradores poderão comprovar identidade dos recenseadores por telefone ou internet

Começa na próxima segunda-feira, 1º de agosto, o Censo Demográfico 2022. A pesquisa será realizada em todo o País pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O objetivo é contar os habitantes do território nacional, identificar suas características e revelar como vivem os brasileiros em cada um dos municípios. Até outubro, os recenseadores estarão nas ruas visitando as residências da área urbana e rural.

De acordo com Bruna Rohr, agente censitária supervisora em Montenegro, o Censo se diferencia das demais pesquisas por levar em consideração toda a população, e não apenas uma amostragem. “As demais pesquisas domiciliares são levantamentos por amostragem, que não são representativas para todos esses níveis geográficos”, destaca. Bruna afirma que, ao identificar a situação de vida da população, o Censo produz informações imprescindíveis para a definição de políticas públicas e a tomada de decisões de investimentos da iniciativa privada e de governo.

Ainda, conforme a agente censitária, o Censo é a única fonte de referência sobre a situação de vida da população nos municípios. “A pesquisa é realizada em distritos, bairros e localidades, rurais ou urbanas. As realidades dependem dos resultados do Censo para serem conhecidas e terem seus dados atualizados”, aponta. A partir dos dados coletados pelos pesquisadores, serão elaborados gráficos estatísticos e relatórios impessoais para suprir a demanda de estados e município.

A população pode ficar tranquila em relação à segurança dos dados. Isso porque as informações prestadas aos recenseadores são sigilosas. Nenhuma resposta será divulgada individualmente. Além disso, a lei garante que essas informações não podem ser usadas para fins comerciais ou como prova em processo de qualquer natureza.

Recenseadores estarão com colete e crachá
Durante as duas últimas semanas, os recenseadores que irão atuar no Censo Demográfico 2022 passaram por treinamento. De agosto até outubro eles estarão nas ruas visitando os mais de 70 milhões de domicílios em todos os municípios do Brasil. O questionário aplicado irá buscar as características das residências, composição de pessoas em cada casa, responsáveis, características dos moradores, mortalidade na família, entre outros pontos.

Como forma de segurança, os moradores poderão conferir a identidade dos recenseadores através do número 0800-7218181, ou do site do IBGE. Eles trabalharão uniformizados com coletes azuis, contendo a logomarca do IBGE. No colete haverá também o crachá de identificação, com a foto e os números de matrícula e identidade do entrevistador. No crachá do recenseador ainda estará disponível um QR Code, pelo qual também será possível confirmar a identidade do entrevistador.

Egon Peressoni, agente censitário supervisor em Montenegro, destaca a importância dos moradores receberem os entrevistadores. “Os recenseadores vão estar de colete e crachá. Se o morador quiser confirmar a identidade dele, tem o número de telefone e o site. É importante que, no caso de dúvida, o morador busque a confirmação da identidade do recenseador, mas não deixe de recebê-lo, porque as informações coletadas vão ser importantes pra elaboração de políticas públicas e pra conhecer a realidade da população dos municípios”, expõe.

Últimas Notícias

Destaques