Uma reivindicação de muitos anos das entidades protetoras dos animais pode ser atendida em breve. A Administração Municipal deve enviar esta semana um projeto de lei à Câmara de Vereadores prevendo a criação do Serviço de Proteção e Bem-Estar Animal. Se aprovado, o serviço estará vinculado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e atuará exclusivamente na proteção aos animais.
O anúncio foi feito nessa terça-feira, 7, pelo prefeito Gustavo Zanatta e o vice, Cristiano Braatz, em reunião no Palácio Rio Branco, com a participação do chefe de Gabinete, Renan Boos, do secretário de Meio Ambiente, Ronei Cavalheiro e da chefe do Aterro Sanitário, Joana dos Santos. Representando as ONGs, estiveram presentes Luiza Kimura e Eduarda Vogel, da Amoga, Claudete Eberhardt, da Patinhas da Esperança, além da assessora da vereadora Ana Paula Machado (PTB), Juliete Fachini.
O prefeito Gustavo Zanatta destacou a valorização da causa animal, a partir dos números de atendimentos e castrações pagas pela Prefeitura. “Só no segundo semestre do ano passado, viabilizamos 731 castrações, 20 vezes mais que o que era feito em antes anteriores. Também estamos atendendo diversos outros procedimentos em animais de rua. A criação deste Serviço de Proteção e Bem-Estar Animal é mais um passo”, disse Zanatta. (WM)