Empresa também cadastra artistas locais para trabalhar no projeto
Visando fomentar o turismo em Montenegro e região, a Belo Sul Viagens e Turismo lançou o projeto “Turismo é com a gente”. Marcando o aniversário de oito anos da agência, a proposta tem como ponto alto duas temporadas já confirmadas de passeios em um catamarã, entre Porto Alegre e Montenegro. No roteiro, que passará por belas paisagens dos rios Caí e Guaíba, os participantes aprenderão sobre lendas locais e histórias dos áureos tempos da navegação e da imigração, no início da formação da cidade. Também são previstas intervenções artísticas.
“Esse é um sonho dos montenegrinos há muitos anos. Faz praticamente quinze anos que eu sou formada em turismo e já se tentou buscar isso em outras oportunidades, só que a principal dificuldade que tínhamos é de que não podia ser um barco muito alto, por causa da ponte”, explica Andrisa Mariano, diretora da Belo Sul. “Agora, há mais ou menos um ano, surgiu a oportunidade com esse catamarã, que é de um conhecido nosso; e começamos as negociações para a vinda dele, indo atrás de toda a parte legal dos embarques e desembarques.”
O catamarã que fará os passeios será o BarcoTur, que já é utilizado em Porto Alegre, em passeios pelo Guaíba. A primeira viagem no trajeto Porto Alegre-Montenegro está marcada para a manhã do dia 21 de outubro. São cerca de sete horas da Capital até aqui, num pacote que, além das atrações, inclui duas refeições – um café da manhã “brunch” e um almoço “finger food’s” – e transfer, a partir de R$ 560,00.
Já no dia 22, a embarcação fará passeios menores, com saídas às 9h, 11h, 14h30 e 16h, que irão do Cais do Porto das Laranjeiras até o Morro Montenegro, com ingressos a partir de R$ 60,00. Nas noites dos dias 21 e 22 ocorrerá, no barco, a “Festa das Etnias”; e a viagem Montenegro-Porto Alegre ocorrerá no dia 23. A segunda temporada, nos mesmos moldes, ocorre entre os dias 25 e 27 de novembro.
De acordo com a diretora da Belo Sul, a proposta é fazer com que a atração vá além do passeio e incentive a economia local. Andrisa aponta que a ideia é fazer com que quem venha de barco fique na região, conheça, se hospede e consuma nela. “Nós estamos envolvendo toda a comunidade. Envolvendo artistas, envolvendo guias, envolvendo as nossas rotas turísticas”, aponta. “Isso porque as agências de fora para as quais estamos comercializando compram o passeio de barco, geralmente, com mais um passeio na cidade. Já temos mais de uma agência que comprou a Rota Fortaleza com o barco; que comprou um city tour com o barco. Então, isso é parte de um projeto maior para lançarmos todas as rotas turísticas da região e os empreendimentos com os quais a gente trabalha.”
A Belo Sul tem preparada uma longa agenda de eventos para apresentar o projeto e os atrativos turísticos que o complementam. Além disso, está em processo de cadastro de artistas, até o próximo dia 12, que tenham interesse em trabalhar na recepção e intervenções aos turistas durante os passeios. Os trajetos de catamarã já estão à venda – exclusivamente de forma antecipada – e novas temporadas, após as duas iniciais, estão sendo projetadas.