Inscrições abertas. Mais sete oportunidades ocorrem até agosto
Na tarde dessa terça-feira, 12, a Casa do Artesão realizou a primeira oficina gratuita à comunidade. Como o uso da Casa não tem custo aos artesãos, as oficinas são a contrapartida. A artesã Tânia Maria de Vargas conduziu a primeira, de crochê e tricô. Ela explica que nunca havia ministrado uma oficina, mas que ajudar quem tem interesse é, também, um aprendizado. “Tenho paixão pelo artesanato. É bom saber que estou fazendo um trabalho que depois alguém vai usar para si, ou na sua casa, e fui eu quem fiz”, destaca. Além de mulheres mais próximas do Centro de Montenegro, senhoras de Santos Reis e Costa da Serra também estiveram presentes na Casa do Artesão para dividir conhecimentos.
Silvani Oliveira Machado não sabia nada sobre tricô e nem crochê, mas participou da oficina porque sempre quis aprender para fazer tapetes, por exemplo. “Eu não sei nem pegar na agulha”, avisou ela, de início. Em poucos minutos, já pegou a manha. “Todos os cursos que vejo são pagos, e esse aqui é gratuito. É tão bom quando tem gente que sabe algo e quer ensinar para a gente”, afirma. Já Irene Maciel dos Santos faz tricô e crochê há muitos anos e esteve presente na oportunidade para dar continuidade aos seus trabalhos. “Eu adoro fazer peças para doar, principalmente agora no inverno. Eu sou aposentada, tenho tempo e gosto de fazer, então eu faço. Não gosto de ver ninguém passando frio”, destaca. Outras senhoras presentes também comentavam sobre o desejo de doar itens.
Mais sete oficinas estão marcadas até o início de agosto, com inscrições abertas através do WhatsApp (51) 9 9315-6841. Todas elas ocorrem nas terças e quartas-feiras, das 14h às 17h, sempre na Casa do Artesão, localizada ao lado da Praça Rui Barbosa, na rua Capitão Cruz, 1567, Centro. A artesã Jaqueline Zibetti adianta que novos cursos irão abrir conforme a demanda.
Confira as oficinas marcadas
13/07: Fuxico – levar agulhas e retalhos de tecidos
19/07: Sapatinho de tricô – levar agulhas, tricô, crochê e costura
20/07: Agulheiro de Pet – levar uma garrafa pet de 600ml
26/17: Cestaria em jornal – levar jornal, agulha e tricô número 3
27/07: Pintura básica em tecido
02/08: Boina de tricô – levar agulhas e lãs
03/08: Plaquinhas de jardim/conscientização ambiental – levar retalhos, madeira e sobras de tintas PVA ou acrílica