Casa do Artesão está aberta em Montenegro

Espaço funciona de segunda a sábado com comercialização de artesanato e Centro de Informações Turísticas

Na manhã desta quinta-feira, dia 5, no dia em que Montenegro completa 149 anos, a Casa do Artesão foi inaugurada na rua Capitão Cruz, 1567, próximo da Praça Rui Barbosa.

Casa contará com espaço especial: o Centro de Informações Turísticas

Solicitação antiga dos artesãos, o local será mais do que apenas um espaço para comercialização de artesanato. Aberto de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h e sábado das 9h às 17h, a Casa do Artesão será um Centro de Informações Turísticas e também um ponto para realização de oficinas para a população. O intuito é acolher não apenas o público da Cidade das Artes, mas abranger visitantes a fim de potencializar o turismo local.

Jaqueline Zibetti e Élbia de Souza são as coordenadoras do espaço que integra cerca de 30 membros da Amarti, GOLs, Brick da Estação e Mercado do Artesanato. “Essa Casa é uma porta aberta para todos os artesãos mostrarem os seus trabalhos. Antes, éramos apenas itinerantes. A solicitação desse local em que pudéssemos expor sempre, não só em feiras, também era da comunidade”, afirma Jaqueline. Vale lembrar que os artesãos, a partir de agora, não estarão expondo nas feiras onde pagavam pelo aluguel, mas o trabalho continua não somente dentro da Casa, como também em escolas e eventos oportunos. “Onde nos chamarem vamos mostrar nossa arte”, acrescenta Jaqueline.

Itens símbolos de Montenegro são estampados nos trabalhos artísticos

Lisa Borchardt, uma das artistas membro da Amarti, destaca que a realização do sonho existente há cerca de 20 anos é emocionante. “É bom sempre enfatizar que os artesãos não estão ganhando esta Casa, estamos conquistando. Sempre fizemos o nosso trabalho e queríamos um espaço para toda a cidade. A gente trabalhou muito para conseguir isso”, afirma. As oficinas realizadas serão diversas, como com o uso de materiais sustentáveis, mas, também, o artesanato tradicional. “Queremos resgatar as crianças, por exemplo, e aproximá-las das linhas, das agulhas, do crochê, trabalho que vem sido pouco encontrado”, acrescenta Lisa.

No momento da inauguração, o prefeito Gustavo Zanatta, o vice e também secretário de Indústria, Comércio e Turismo Cristiano Braatz fizeram um agradecimento especial junto dos artesãos à Jaime Buttenbender, diretor de Turismo, que teve papel fundamental para conquista do espaço. Representantes do Legislativo também participaram do evento.

Confira galeria de fotos da inauguração

Últimas Notícias

Destaques