Carreteada e cavalgada destacam o amor ao trabalho no campo em Maratá

Mais de 220 bovinos e 109 carretas participaram da 5ª edição do evento

Cavalgada também fez parte da programação do evento promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Maratá e reuniu cavalarianos

Mais de 220 bovinos e 109 carretas participaram da 5ª Carreteada promovida pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Maratá (STR). O tempo ensolarado e com uma brisa amena da manhã de sábado favoreceu o evento, que incentiva e homenageia os trabalhadores do campo.

Presidente do sindicato organizador da atração, José Gilson Kerber disse que na noite de sexta-feira, 16, participantes já estavam acampados e
confraternizando no Parque Municipal da Oktoberfest. “Conversei com algumas pessoas e a gente sente a parceria que eles têm entre si”, afirma.
Kerber revela que alguns marataenses já participam de programações parecidas em outras cidades da região e, por isso, quiseram levar a atração a

A carreta 81, de Bom Jardim, era a mais animada com dois gaiteiros a bordo. Carreteada contou com a participação de gente de toda a região

Maratá. “O Sindicato foi procurado por estas pessoas para organizar uma carreteada aqui e deu certo”, comenta o presidente. Além das carretas puxadas por bois, vacas, terneiros e novilhas, também aconteceu uma cavalgada com cavaleiros de diversos grupos da região. Gilson Kerber, como é conhecido o presidente do STR, aponta que os carreteadores da cidade convidam parceiros de fora e realizam a troca de visitas nos eventos relacionados.

Uma das carretas mais animadas do encontro era a de número 81, da localidade de Bom Jardim, puxada pelos bois Baiano e Guerreiro. Luis Motta, dono da carroça, estava acompanhado de dois gaiteiros: Adriano da Motta, de apenas 13 anos, e Adair de Mattos.

Roger Kunz e a família vieram de Presidente Lucena para participar pela primeira vez do evento em Maratá

 

Além dos anfitriões, visitantes vieram de diversas cidades da região e outros de mais longe. Foi o caso dos ocupantes da carreta 56, que saíram às 4h30min da manhã da cidade de Presidente Lucena, localizada na região da Encosta da Serra. O jovem Roger Kunz, 24 anos, trouxe os bois Goiano e Cigano, a carroça e parentes em um caminhão.

Enquanto o desfile acontecia, todos recebiam uma benção do padre Cláudio Finkler, que não teve medo de se aproximar dos animais e carretas. Famílias inteiras e crianças participaram do momento que objetiva incentivar o trabalho no campo. Também estiveram presentes autoridades locais e os deputados Elton Weber e Heitor Schuch. Um almoço foi servido meio-dia e, à tarde, ocorreu o sorteio de brindes e de um terneiro para os participantes do desfile.

Últimas Notícias

Destaques