Carreata conscientiza sobre o autismo

A Associação Ser Autista promoveu na tarde desta sábado, dia 9, uma passeata para conscientizar sobre o Transtorno do Espectro do Autista (TEA). A ação faz parte da programação do Mês de Conscientização do Autismo e contou com a participação de mais de 10 veículos. A passeata teve saída da rua Buarque de Macedo e passou pelas principais ruas do Centro, bem como em parte da Grande Timbaúva.

A presidente da Associação Ser Autista, Gabriela Quintana, destacou que esse foi o segundo ano no qual a atividade foi feita. “A motivação é trazer mais conscientização. Desde a primeira edição já progredimos”, comentou. “A visualização maior (para o autismo) faz a diferença”, reforçou. Ela destacou que estão entre os objetivos do grupo melhorar o atendimento, a educação e terapias para as pessoas no espectro autista.

Participantes aproveitam momento antes da carreata para trocar experiências

Gabriela, que é mãe de uma criança pequena com TEA, ressaltou que ter o diagnóstico cedo é muito importante. “Quanto mais cedo a intervenção, maior é o potencial da criança desenvolver suas habilidades”, explicou. “Por isso a luta pelas intervenções precoces”, acrescentou. A presidente da associação reforçou que autismo é não é uma doença, mas sim uma condição e que pessoas com TEA podem desenvolver suas habilidades e, por exemplo, se inserirem no mercado de trabalho.

Airton Madalozo, 64 anos, era um dos participantes da carreata. Pai de Júlia, 17 anos, ele destacou que o evento é um momento para os pais de crianças com autismo também se encontrarem e trocarem ideias e experiências. Sobre o trabalho de conscientização, ele diz que ele é muito importante. “Tem muitas pessoas com falta de conhecimento sobre o autismo. Temos que despertar a sociedade para a inclusão do autista”, afirmou.

Ação de conscientização passou por diversas ruas de Montenegro

Últimas Notícias

Destaques