Carmen Selinke Bernhoeft, esposa do fundador do Colégio Jacob Renner, falece aos 97 anos

Carmen Selinke Bernhoeft, de 97 anos, faleceu em Niterói, no Estado do Rio de janeiro, na tarde dessa terça-feira, 29. Segundo informações de amigos da família, Carmem foi vítima de complicações de saúde causadas pela idade avançada.

Dona Carmem, como era carinhosamente conhecida em Montenegro, era natural de Santa Catarina, mas foi aqui que constituiu família ao lado do reverendo Ernesto Bernhoeft,(também já falecido) fundador, diretor e professor do Colégio e Escola Normal Jacob Renner, (Jacozinho). Na década de 1960, Carmem e a família deixaram a Cidade das Artes para viver novos desafios, moraram em outros estados do país e no Distrito Federal, onde faleceu o reverendo.

Em novembro de 2017, dona Carmem esteve em Montenegro para participar do tradicional encontro dos ex-alunos do Jacozinho e do Abrigo Nestor Bender. Na ocasião ela foi homenageada pela passagem de seu aniversário.

Quem conviveu com Carmem afirma que ela tratava a todos como uma mãe que cuida de seus filhos. Ao lado do marido, Carmem liderou obras educacionais e sociais em Montenegro, nas décadas 50,60, e 70 do século passado. No Salão Paroquial da Igreja Episcopal Anglicana no Brasil um painel de fotos e textos serve de registro do trabalho feito pela família.

Édio Trein, ex-aluno do Jacozinho, lembra-se de forma afetuosa de características marcantes de dono Carmem. “… nossa segunda mãe, com aqueles olhos azuis e um sorriso sempre estampado no rosto, sempre pronta para apoiar quem necessitasse de amparo e uma palavra de estímulo. Sentiremos enorme falta.”

Natanael Machado Barreto, também ex-aluno do Jacozinho, lamenta a perda. “Agradecemos a Deus pelo privilégio de tê-la entre nós, espalhando seu amor a todos que contaram com seu cuidado. Era uma verdadeira mãe não só de seus cinco filhos, mas de todos nós que desfrutamos de seu amor e carinho”.

Dona Carmem (de vermelho) na celebração dos 100 anos da Igreja Episcopal Anglicana no Brasil em Montenegro
Foto: enviada por Natanael Machado Barreto

No grupo de ex-alunos do Jacozinho, amigos da família prestam suas homenagens e deixam mensagens de carinho aos familiares de Carmem. “Muito triste com a partida da nossa amada mãe. Minha eterna gratidão por tudo que ela representou em minha vida e também meus sentimentos à toda família. Deus a tenha”, diz uma das mensagens.

Últimas Notícias

Destaques