A tradicional Missa das 17 horas na Catedral São João Batista foi em Ação de Graças, neste sábado, dia 24, e celebrou um aniversário muito especial para Montenegro. Em novembro, a Cáritas Paroquial São João Batista comemorou 36 anos de abnegado e fraternal trabalho em prol dos necessitados.
A integrante Jane Maria de Oliveira Hauser foi uma das fundadoras; ao lado do padre Hugo Büttenbender, a irmã Elvira Slongo e a voluntária Nair Maria Bondan. Ela recorda que o religioso pregava a realização da caridade, preceito do Catolicismo, todavia não existia um grupo específico na Paróquia de Montenegro. Então decidiram criar uma Cáritas, seguimento da Igreja que atua no mundo todo. O trabalho todo é voltado a promoção humana, apoiando mães carentes e em vulnerabilidade social.
Hoje são 17 que recebem o que Jane classificou como “atendimento educativo”. Isso porque, ai invés de assistencialismo, antes das beneficiadas receberem um rancho quinzenal, são convidadas a participar de cursos de corte e costura, tricô, crochê e artesanato. Esses conhecimentos pretendem lhe trazer oportunidade de trabalho e e renda, podendo se sustentar pelas próprias forças, uma vez que cada uma pode ficar apenas dois anos no Cáritas. Os filhos também são levados juntos e recebem atendimento alimentar e recreativo. Jane calcula que ao longo desses anos mais de 300 mães com seus filhos já foram assistidas.