Capacitações preventivas ao Greening em dezembro na região

Como parte das medidas preventivas ao Greening, doença que afeta os citros, o Departamento de Defesa Vegetal (DDV) da secretaria estadual da Agricultura, Pecuário e Desenvolvimento Rural (SEAPDR) realizará capacitações para citricultores do Vale do Caí. A ação – de 5 a 9 de dezembro – tem como foco estratégias para evitar a entrada da bactéria, e será comandada pelo fiscal agropecuário Alonso Duarte de Andrade.

Além dessas capacitações sobre medidas preventivas ao Greening, nesta semana foi enviado ao Ministério da Agricultura o “Plano de Exclusão e Contingência ao Greening”. O documento concentra os procedimentos para monitoramento e medidas de contenção, visando impedir o ingresso da doença e garantir rápida e eficaz resposta em caso de detecção.

Entre as medidas adotadas, está o reforço no monitoramento em viveiros e pomares de citros, incluindo domésticos e abandonados, além de pomares nas zonas urbanas e plantas ornamentais rutáceas. No caso destas, a atenção especial será para a Murraya Paniculata, mais conhecida como Murta, que é a hospedeira preferencial do vetor Diaphorina Citri. E devido aos focos em Santa Catarina, é necessária a priorização na inspeção de pomares limítrofes à divisa, com adoção da fiscalização de trânsito de material infectado.

Greening é uma ameaça severa
O Greening é uma das mais graves e destrutivas doenças que afetam a cultura dos citros. Ela é causada por espécies da fitobactéria Candidatus Liberibacter spp. A principal forma de dispersão natural da doença é através do seu inseto vetor, Diaphorina citri, de ocorrência no Rio Grande do Sul, e através da implantação de mudas infectadas. A doença resulta em diminuição da produtividade e longevidade dos pomares, sendo assim, acarreta na inviabilização da produtividade e abandono da área de cultivo.

Datas das capacitações por cidade
Pareci Novo: dia 5 de dezembro, segunda-feira, às 19h, na Sociedade Cultural Pareci Novo

São José do Sul: dia 6 de dezembro, terça-feira, às 19h, na Sociedade Santa Cecília

Tupandi: dia 7 de dezembro, quarta-feira, às 19h30min, no Centro de Eventos

Harmonia: dia 8 de dezembro, quinta-feira, às 13h, no Centro de Convivência do Parque Municipal

São Sebastião do Caí: dia 8 de dezembro, quinta-feira, às 19h, no Salão Santa Terezinha

Montenegro: dia 9 de dezembro, sexta-feira, às 16h, na sede da OASE de Campo do Meio

Últimas Notícias

Destaques