Capacitação da equipe é a principal meta do novo chefe da Guarda Municipal
A Guarda Municipal (GM) de Montenegro já tem um novo responsável. O agente Cláudio Almeida de 53 anos assumiu como titular no último dia 20 de maio, no lugar do tenente da reserva Humberto Alencar Minks Reinhardt. Cláudio afirma estar preparado para encarar os desafios que possam surgir e lembra que além de ter ocupado a função em outras duas oportunidades, assessorou de forma direta a maioria dos chefes anteriores.
Cláudio é membro da GM desde agosto de 1991. Ele é um dos integrantes mais antigos da guarda e orgulha-se disso. Com a experiência de quem já está há quase três décadas no grupo, adaptar-se a função não foi tarefa difícil. “Estou dando continuidade ao trabalho que vinha sendo feito”, destaca.
Conforme o novo chefe, sua principal meta é trabalhar para ver concretizado o processo de formação, de pelo menos 18 dos 26 agentes, para que possam atuar em ações de fiscalização de trânsito na cidade. “Queremos formar esse número por que parte dos guardas já estão prestes a se aposentar. Com a qualificação eles poderão auxiliar a empresa que administrará o sistema de estacionamento rotativo”, explica.
Ainda não há previsão de quando os agentes passarão pelo processo de qualificação para atuar no âmbito desejado. Contudo, Cláudio assegura que, por meio do convênio do Sistema de Segurança Integrada (Sim) firmado com a secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP/RS), a expectativa é de que não demore tanto tempo. “Atualmente estamos dando andamento à concretização da parceria com a secretaria, para que se possa promover essa capacitação. O trânsito será um grande desafio, mas estamos bem assessorados”, comenta.
O chefe da guarda destaca ainda que o papel da instituição é proteger bens, serviços e logradouros do município, assim como atuar preventivamente para proteger a população. A GM também pode agir de forma integrada com outras entidades de segurança.