Candidato a governador do Estado pelo PSB, Vicente Bogo cumpriu agenda em Montenegro na manhã dessa terça-feira, 27 de setembro. Acompanhado de sua vice, a montenegrina Josi Paz, ele participou de um encontro regional de aposentados organizado pela Fetag, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura, na localidade de Campo do Meio, no interior. Em entrevista ao Jornal Ibiá, o candidato falou sobre demandas locais que devem ser seu foco se eleito.
“Têm pelo menos dois eixos pra se trabalhar mais firmemente”, destacou. “O primeiro é voltado à agricultura familiar. A região é conhecida pela bergamota, mas não é só isso. Montenegro e a região produzem hortaliças, tem agroindústrias de chimias, tem artesanato, inúmeras outras atividades que nós precisamos fortalecer, sobretudo pra quem permanece no campo. Houve muito êxodo rural nos últimos 40 anos, mas nós precisamos viabilizar quem está na atividade de produção de leite, na suinocultura, na criação de frango e nas atividades agrícolas especificamente”. Nesse sentido, Bogo defendeu a ampliação do serviço de assistência técnica, novas linhas de financiamento para agregar valor à produção; e soluções para garantir a colocação dos produtos no mercado.
“De outra parte, nós temos que pensar no desenvolvimento geral da região”, continuou o candidato. “É trazer empresas, ampliar empresas. Precisamos pensar em incentivos fiscais e, do outro lado, alem de melhorar os índices e a qualidade da Educação, fazermos uma profissionalização do nosso jovem já no Ensino Médio. Nós temos até uma universidade estadual, que pode ser a nossa universidade tecnológica, para ajudar a fazer com que, tendo mão de obra qualificada, também as empresas sejam atraídas e permaneçam aqui”, completou. Bogo tem 65 anos de idade e é natural de Rio do Oeste, Santa Catarina. É professor de profissão e, em sua trajetória política, foi vice-governador do Estado no Governo Britto, deputado federal e vice-prefeito de Santa Rosa.
Assista a entrevista: