Campeonato Catarinense é retomado: estadual tem dois atletas da cidade

Bola rolando. Kunde defende o Avaí e Carlinhos atua pelo Figueirense

Quase quatro meses após ser paralisado em virtude da pandemia, o Campeonato Catarinense está de volta. Na última quarta-feira, 8, a competição foi retomada com duas partidas, válidas pelas quartas de final. Na quinta-feira, mais dois jogos completaram a rodada de ida desta fase. O campeonato estadual de Santa Catarina tem dois atletas montenegrinos: Eduardo Kunde, zagueiro do Avaí, e Carlos Edgar, o Carlinhos, lateral-esquerdo do Figueirense.

Zagueiro Eduardo Kunde deve voltar a treinar com o elenco na próxima semana. Foto: André Palma Ribeiro / Avaí

Em recuperação de uma lesão muscular, Kunde desfalcou o Avaí em Chapecó, na quarta à noite, e deve voltar aos treinamentos com o grupo na próxima semana. A equipe do zagueiro local foi derrotada por 2 a 0 pela Chapecoense. Na quinta-feira à tarde, Carlinhos foi opção no banco de reservas do Figueira na vitória do time sobre o Juventus por 2 a 1, fora de casa.

Antes da partida contra o Juventus, na concentração do time no hotel, Carlinhos falou sobre a ansiedade provocada pelo longo período sem partidas oficiais. “Esse tempo que ficamos parados foi complicado. A paralisação pegou todo mundo de surpresa, mas foi necessária. A ansiedade é grande, faz tempo que não jogamos. No hotel, para circular, precisamos estar de máscara. Na hora do jantar, temos que usar uma luva para servir e só tiramos luva e máscara para comer”, declarou o lateral de 19 anos.

O Figueirense voltou a treinar há aproximadamente dois meses, no início de maio. Nas primeiras semanas, o elenco foi dividido em grupos e trabalhava separadamente, já que não era permitido o contato físico (medida que segue imposta para Grêmio e Inter no Rio Grande do Sul). “No começo, treinávamos em grupos pequenos, de seis atletas, um distante do outro. Éramos orientados a passar álcool em gel sempre, e a cada parada para tomar água aproveitávamos para higienizar os equipamentos”, resume o jogador montenegrino.

Os treinos coletivos foram liberados pelo Governo de Santa Catarina no dia 19 de junho. Desde então, o Figueirense intensificou sua preparação para a retomada dos jogos. “Não realizamos nenhum amistoso neste período. Só dois coletivos entre nós. Antes da volta aos treinamentos, treinamos por videoconferência em casa, sob orientação do preparador físico. Ainda tivemos um mês de férias nesse intervalo”, acrescenta.

O jovem lateral tem a concorrência de outros dois jogadores na posição. Apesar disso, a mudança na regra da Fifa, que agora permite cinco substituições de cada equipe por partida, deve possibilitar mais oportunidades para Carlinhos. “Como teremos muitos jogos pela frente no segundo semestre, tenho uma boa chance de entrar no time e conseguir me firmar. Com cinco substituições, as chances só aumentam” celebra.

Últimas Notícias

Destaques