DESTAQUE. Atleta montenegrino vai competir pela categoria Júnior, em El Salvador
Das águas do Rio Caí ao Campeonato Mundial de Stand Up Paddle. Das primeiras remadas, no início de 2016, ao título brasileiro da modalidade, neste ano. A ascensão meteórica e o talento do montenegrino Murilo da Rosa, de apenas 16 anos, foram reconhecidos pela Confederação Brasileira de Stand Up Paddle nos últimos dias. Empilhando conquistas, o jovem atleta foi selecionado recentemente para disputar o Mundial de SUP, competição que ocorre entre os dias 22 de novembro e 2 de dezembro, em El Salvador.
O garoto não deu chances para seus adversários no Campeonato Brasileiro da modalidade. Mesmo disputando o torneio pela primeira vez nesta temporada, Murilo liderou de ponta a ponta e se sagrou campeão das categorias Amador e Júnior. Outra competição que o montenegrino tem boas possibilidades de título é o Aloha Spirit, que terá sua terceira etapa no Rio de Janeiro, no final deste mês.
Como estará em El Salvador, disputando o Mundial, Murilo não vai participar da etapa final do Aloha Spirit. Entretanto, mesmo sem nota na prova derradeira, o atleta da cidade pode conquistar o título na categoria Júnior. De longe, ele ficará na torcida para que seus concorrentes diretos não o ultrapassem na classificação geral. Assim, o remador de apenas 16 anos poderá comemorar, mesmo à distância, mais um título em sua promissora trajetória no Stand Up Paddle.
Mesmo com as chuvas intensas dos últimos dias no Estado, Murilo tem ido para a água diariamente se preparar para fazer bonito em El Salvador. “Estou treinando duas vezes por dia. Quando chove, procuro ir uma vez, quando dá uma parada, quase sempre bem cedo, às 7 horas da manhã. O rio cheio não interfere muito, apenas exige mais no rendimento”, ressalta o jovem, que também treina em Porto Alegre, onde não há muita correnteza na água.
O último grande teste do atleta de Montenegro antes do Mundial é neste final de semana, quando compete em Santa Catarina, pela última etapa do Campeonato Catarinense de SUP. Como o título nesta competição é improvável, Murilo vai usar a prova como preparação para a disputa do final do mês. Destaque no cenário nacional e convocado pela Confederação Brasileira de SUP, o montenegrino vai disputar o Mundial pela categoria Júnior (de 14 a 18 anos).