Campanha promove conscientização sobre empréstimos abusivos

ATENÇÃO aposentados e pensionistas! Entidades se unem para orientar sobre os riscos do crédito consignado

Procon, Conselho Municipal de Idosos, Associação dos Aposentados e Pensionistas (Apopesmonte) e Câmara de Vereadores de Montenegro se reúnem para orientar a população sobre os riscos que o consumidor está exposto ao contratar empréstimos consignados, nas chamadas financeiras de crédito. O movimento surgiu após diversas reclamações feitas ao órgão de defesa do consumidor por parte de cidadãos que foram vítimas da falta de informação e juros abusivos ao contratar o serviço.

Um princípio básico da relação empresa-cliente, previsto no Código de Defesa do Consumidor (CDC), não vem sendo cumprido por algumas entidades financeiras em Montenegro. A falta de informação sobre a contratação de empréstimos faz muitas firmarem compromisso de pagamento às escuras. Contratos assinados em branco, valores abaixo do prometido verbalmente ao consumidor, tentativas de portabilidade de banco sem o conhecimento do correntista e falta de fornecimento da cópia do contrato são alguns dos problemas denunciados ao Procon Municipal.

Nessa semana, a Câmara de Vereadores, através de iniciativa do gabinete da vereadora Josi Paz (PSB), sediou um encontro entre representantes das financeiras, gerentes de bancos, consumidores, Conselho do Idoso, Associação dos Aposentados e Pensionistas e Procon. A reunião teve como objetivo esclarecer de que forma as empresas que ofertam dinheiro vêm trabalhando na cidade. Contudo, apenas três das nove que funcionam em Montenegro tiveram representantes presentes.

Os órgãos de apoio aos cidadãos montaram um grupo de trabalho que irá desenvolver uma campanha de orientação sobre a contratação consciente de empréstimos. “É muito importante alertar sobre esses empréstimos fora do banco. Eles vão nessas financeiras, fazem o empréstimo e quando vê estão recebendo apenas R$100 por mês, de seus salários. Se a gente perguntar pra eles quanto dá 2.8 do salário eles não sabem direito”, comenta Guacira Nascimento de Freitas, secretária da Apopesmonte.

A primeira medida irá envolver a distribuição de uma cartilha nas vias públicas da cidade. A Apospesmonte também irá conversar com cada um de seus 200 associados para identificar se algum deles está com problemas e também para fornecer informações.

Outra situação a será abordada é a exploração do idoso por parte da família. Em posse de procurações, parentes se aproveitam das condições do ancião para “embolsar” empréstimos feitos sem consentimento. “As vezes o idoso nem sabe que entrou em um empréstimo por que quem fez foi uma filha, uma sobrinha… Quando eles estão recebendo muito pouco é que buscam ajuda no Conselho querendo saber o que irão fazer”, acrescenta Ieda Freitas Gewehr, membro da Apopesmonte.

O secretário executivo do Procon, Fábio Júnior Barbosa, acrescenta que a campanha contará com palestras e orientações repassadas via meios de comunicação. O objetivo é esclarecer cada vez mais a população. “O problema não é fazer o empréstimo e sim a forma como ele está sendo disponibilizado”, conclui Fábio.

Últimas Notícias

Destaques