Campanha de Vacinação contra a Gripe é prorrogada

O Ministério da Saúde anunciou  a prorrogação da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe até o dia 30 de junho. Ela teve três fases, sendo que a terceira, atual, iria até o dia 5 de junho. Foi o baixo índice de vacinação dos grupos prioritários que motivou a prorrogação.

Nessa etapa, devem fazer a vacina: pessoas com deficiência, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, professores e pessoas de 55 a 59 anos de idade. De 77,7 milhões de pessoas que fazem parte desse público, apenas 63,53% receberam a vacina. O Ministério da Saúde espera, com a prorrogação, alcançar mais 28,3 milhões de brasileiros.

A vacina contra influenza não tem eficácia contra o novo coronavírus. Porém, neste momento, ajuda os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para a Covid-19, visto que os sintomas são parecidos. A medicação ainda atua para reduzir a procura por serviços de saúde, já bastante demandados por conta da pandemia.

O indicador da baixa procura é percebido em Montenegro, também. Em nota, o setor de imunizações informou que “estamos com números preocupantes em relação à vacinação das crianças, gestantes e puérperas”. Até a semana passada, pouco mais de 30% da cobertura vacinal para gestantes havia sido alcançada. A das crianças é um pouco melhor, mas ainda fica em torno de 40%. “É de extrema importância que todos os grupos prioritários compareçam a uma das unidades de saúde para vacinação”, adicionou o setor.

Até o momento, 74,9 milhões de doses da vacina foram distribuídas pelo Ministério da Saúde aos estados para garantir a imunização do público-alvo da campanha. Os professores, parte do grupo prioritário, devem apresentar o crachá funcional para comprovar o vínculo com alguma instituição de ensino.

Em Montenegro, têm salas de vacinação os postos de saúde da Germano Henke, da Timbaúva e do Centro.

Com informações da Agência Brasil.

Últimas Notícias

Destaques