Caminhando pela História do Vale do Caí

A segunda edição da Caminhada dos Trilhos atraiu 28 pessoas, de diversas cidades gaúchas, à comunidade de Costa da Serra, interior de Montenegro, domingo, dia 06. O esporte de contemplação à natureza integrou a programação da Festa Anual da Comunidade Católica São Jorge. E foi do pavilhão da Igreja, às margens da ERS-411, que o grupo partiu para o percurso de 12 quilômetros. O primeiro desafio foram os dormentes dos trilhos da linha de trem ativa, que cruza parte do Rio Grande do Sul, passando pelo Vale do Caí.

Carina e Delci levam para Novo Hamburgo um conceito positiva de Montenegro

Ao longo do trajeto os guias turísticos Tiago Machado e Anizete Regina Scherer Petry contavam a história em torno das localidades de Costa da Serra, Vapor Velho e da Linha Catarina, onde a manhã dos caminhantes encerrou na centenária Igreja Católica Santa Catarina. Em 2019 o templo completou 112 de sua construção, confirmando assim a longevidade e importância que aquela região, assim como a linha férrea, teve para Montenegro e para o Vale. “Aqui é uma das primeiras regiões de povoamento. Temos uma comunidade alemã e também de Açorianos”, explicou Tiago, apontando que na Costa estão, lado a lado, uma igreja Católica e uma Luterana.

A beleza natural e os cenários agrícolas agradaram, tanto quem veio de longe, quanto montenegrinos que conheciam a região. De Novo Hamburgo, as Carine Steffen e Delci Ferreira trouxeram experiência capaz de avaliar o potencial turístico daqui. “A gente veio pela primeira vez aqui para Montenegro, não conhecia o lugar, e estamos adorando. Muitos lugares bonitos para desbravar”, destacou Carine. “E quem vier não vai se arrepender… não perde em nada para outros lugares”, completou Delci. (RE)

Últimas Notícias

Destaques