A segunda edição da Caminhada dos Trilhos atraiu 28 pessoas, de diversas cidades gaúchas, à comunidade de Costa da Serra, interior de Montenegro, domingo, dia 06. O esporte de contemplação à natureza integrou a programação da Festa Anual da Comunidade Católica São Jorge. E foi do pavilhão da Igreja, às margens da ERS-411, que o grupo partiu para o percurso de 12 quilômetros. O primeiro desafio foram os dormentes dos trilhos da linha de trem ativa, que cruza parte do Rio Grande do Sul, passando pelo Vale do Caí.
Ao longo do trajeto os guias turísticos Tiago Machado e Anizete Regina Scherer Petry contavam a história em torno das localidades de Costa da Serra, Vapor Velho e da Linha Catarina, onde a manhã dos caminhantes encerrou na centenária Igreja Católica Santa Catarina. Em 2019 o templo completou 112 de sua construção, confirmando assim a longevidade e importância que aquela região, assim como a linha férrea, teve para Montenegro e para o Vale. “Aqui é uma das primeiras regiões de povoamento. Temos uma comunidade alemã e também de Açorianos”, explicou Tiago, apontando que na Costa estão, lado a lado, uma igreja Católica e uma Luterana.
A beleza natural e os cenários agrícolas agradaram, tanto quem veio de longe, quanto montenegrinos que conheciam a região. De Novo Hamburgo, as Carine Steffen e Delci Ferreira trouxeram experiência capaz de avaliar o potencial turístico daqui. “A gente veio pela primeira vez aqui para Montenegro, não conhecia o lugar, e estamos adorando. Muitos lugares bonitos para desbravar”, destacou Carine. “E quem vier não vai se arrepender… não perde em nada para outros lugares”, completou Delci. (RE)