O calor percebido pela população no começo desta segunda quinzena de janeiro na região deve se manter até o final do mês, conforme previsão da MetSul. A onda de calorão está prevista para diversas regiões do Rio Grande do Sul. A boa notícia é que, apesar de altas, as temperaturas no Vale do Caí ainda assim estarão abaixo do previsto para as áreas Oeste, Campanha e Noroeste do Estado. Já a má notícia é que o volume de chuva previsto para o período é baixo.
Conforme a MetSul, a região de Porto Alegre escapa deste episódio de extrema temperatura dos próximos dias. O ingresso de nuvens e a presença de ar mais ameno na costa, junto ao Leste do Rio Grande do Sul, desfavorece maior aquecimento e impede que as máximas altíssimas do Oeste se repitam na região metropolitana. Devido à proximidade do Vale do Caí com a região metropolitana, isso também acaba por se refletir aqui.
De acordo com a previsão da MetSul, na região metropolitana as máximas, em média, devem ficar entre 30ºC e 32ºC até esta sexta-feira, 20. No próximo final de semana a temperatura tende a ter uma disparada e a Grande Porto Alegre deverá ter máximas acima dos 35ºC.
Já em relação à chuva, o cenário é mais preocupante que o calor. A previsão é de baixa precipitação para os próximos dias. Veja no box os maiores volumes de chuva esperados para os municípios de cobertura do Jornal Ibiá.