Caiense doa plasma sanguíneo para uso no tratamento da Covid-19

Apesar de experimental, técnica já foi usada contra a gripe espanhola e vírus ebola

No dia 23 de março, Roque Cofferri, de 58 anos, começou a sentir alguns sintomas do novo coronavírus. Com um exame realizado em laboratório particular no dia 30 de abril, a suspeita foi confirmada. Como forma de contribuir com aqueles pacientes graves da doença, ele decidiu então doar seu plasma sanguíneo para uma terapia experimental, no Hospital Virvi Ramos, em Caxias do Sul.

Três pacientes internados em UTI foram beneficiados com os 600ml doados por Roque, no último sábado, 11. “Quando eu me prontifiquei e me coloquei à disposição eles estavam na UTI, ansiosos para que desse tudo certo, porque estavam aguardando essa doação”, conta.

O tratamento utiliza a parte líquida do sangue (o plasma), que transporta os glóbulos vermelhos e brancos, além de nutrientes, e ainda guarda os anticorpos. Segundo a pesquisa, quando um corpo vence uma infecção, os anticorpos começam a defender, e o paciente fica, então, imune à doença.

Apesar de experimental esse tipo de tratamento já foi utilizado contra a gripe espanhola e dos vírus ebola e H1N1. E os primeiros estudos contra o coronavírus são positivos, com relatos de diminuição da mortalidade, diminuição do tempo de ventilação mecânica, diminuição da quantidade de vírus do coronavírus no paciente e melhora clínica substancial.

Morador de São Sebastião do Caí, Roque teve sintomas leves da Covid-19, como falta de apetite e ausência de paladar, mas isso o deixou suspeito. Após uma semana de férias em casa, ele tomou todos os cuidados necessários, e nenhum familiar contraiu o vírus.

A sua doação durou cerca de 1h15min, e Roque relata uma satisfação enorme em poder fazer parte disso. “O sentimento foi de um dever cumprido, uma forma de ajudar as pessoas que estão em uma situação bem complicada”, diz. E ele garante que se assim que for possível pretende doar novamente.

Para doar, é preciso entrar em contato com o Hemocentro de Caxias do Sul para agendar a coleta. Informações no telefone (54) 3290.4543 ou pelo Whatsapp (54) 9 8418.8487.
Por enquanto, os doadores devem ser homens, entre 18 e 60 anos, que tiveram a infecção pelo coronavírus confirmada por exame laboratorial. Eles também precisam estar há mais de 28 dias recuperados, sem sintomas da doença e não ter outras doenças transmissíveis.

Região registra 13 novos casos
Nessa terça-feira, 14, a região (Vale do Caí + Triunfo) confirmou mais 13 novos casos. Nenhuma morte foi registrada. Com isso, o total é de 1.066 positivados, 722 recuperados e 20 óbitos.

Apenas cinco cidades da região notificaram novos casos. A Prefeitura de São José do Sul e de Vale Real confirmaram um caso cada. Feliz teve quatro positivados, e agora a cidade apresenta 39 casos, sendo 23 recuperados.

Montenegro confirmou três positivados, e acumula 272, sendo 195 casos recuperados, 72 em recuperação e 5 óbitos. Além disso, Triunfo confirmou quatro pacientes, e tem 126 casos, sendo 91 recuperados e 5 óbitos.

O Rio Grande do Sul confirmou nessa terça-feira, mais 65 mortes e 1.376 casos de Covid-19. Com isso, o Estado chega a 1.060 óbitos e 40.993 pessoas infectadas. O boletim divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde também informou que 34.382 pessoas são consideradas curadas no RS.

 

Últimas Notícias

Destaques